Para 2024 estão já confirmados cerca de 400 mil lugares de avião entre Portugal e Marrocos
Em conferência de imprensa em Marraquexe, o diretor da Oficina Nacional do Turismo de Marrocos para Espanha e Portugal, Khalid Mimi, frisou a importância “estratégica” do mercado português para o turismo marroquino, tanto assim que o escritório em Portugal já está reaberto, sob a responsabilidade de Ayoub Jillar.
Khalid Mimi, que falava aos jornalistas portugueses num encontro realizado à margem da XIX Convenção da GEA Portugal que decorreu em Marraquexe, começou por apresentar o novo responsável pelo escritório do Turismo de Marrocos em Portugal Ayoub Jillar, tendo assinalado que a reabertura da representação do Turismo de Marrocos no nosso país, no passado mês de agosto, demonstra que o mercado português é visto como “muito estratégico”.
“Neste momento, os números são bons, mas queremos fazer mais”, afirmou o diretor da Oficina Nacional do Turismo de Marrocos para Espanha e Portugal, frisando que o Turismo de Marrocos tem um plano estratégico para aumentar os fluxos do mercado português.
Sublinhando que “o turismo em Marrocos está bem” e que este ano irá terminar com 14 milhões de turistas (mais dois milhões do que o ano passado), o responsável destacou os números do mercado português que apesar de não estar no Top 5 dos mais importantes foi o segundo em crescimento este ano, tendo registado, até outubro, 122 mil turistas, número que reflete um aumento de 40% face ao período homólogo do ano passado e de 26% face a 2019.
Até ao final do ano é expectável que o número de turistas portugueses suba e fique entre os 140.000 e os 150.000. No entanto, o objetivo é “duplicar ou triplicar o fluxo de portugueses em Marrocos nos próximos dois anos”.
Entre os destinos preferidos dos portugueses destacou Saidia, que representa 30% de todo o fluxo do turismo português, enquanto Agadir foi responsável por 20%.
“Na Oficina de Turismo pensamos que podemos fazer mais no mercado português”, disse o responsável que referindo que “temos capacidade aérea muito importante” entre os dois países. Ainda assim sublinhou que “o nosso objetivo é que todos os destinos turísticos marroquinos venham a estar ligados a todos os aeroportos portugueses”.
“Temos acordos com todos os grandes operadores turísticos de Portugal, o que significa que trabalhamos juntos no sentido de oferecer programas interessantes e inovadores” aos turistas portugueses
Para 2024 estão já confirmados cerca de 400 mil lugares de avião entre Portugal e Marrocos, ou seja, mais 15% do que em 2022, sem contar com os voos charters.
Além da capacidade aérea, Khalid Mimi destacou a importância dos acordos com os operados turísticos portugueses: “Temos acordos com todos os grandes operadores turísticos de Portugal, o que significa que trabalhamos juntos no sentido de oferecer programas interessantes e inovadores” aos turistas portugueses.
A propósito avançou que há acordos com os operadores portugueses para oferecer ao mercado programas que vão para além dos destinos de praia, tendo em vista que em dois ou três anos o turista pense em Marrocos não só para as férias de verão mas também para city-breaks ou circuitos.
Neste sentido, a Oficina de Turismo está a trabalhar também para que num futuro próximo possam ser realizadas operações para Fez, para os circuitos e os city-breaks e para Ouarzazate, que é a porta de entrada no deserto. Além disso responsável revelou também a ambição de reforçar a oferta para Marraquexe e Agadir.
Questionado sobre quais as ações de promoção do destino Marrocos que vão ser feitas em Portugal e que tipo de apoios é que são dados aos operadores turísticos portugueses para fazerem charters para Marrocos, o responsável começou por dizer que “o primeiro passo é a conexão aérea porque quando existem voos o trabalho com os operadores turísticos e agências de viagens é muito fácil”.
Num segundo nível disse que “quando negociamos com um operador, porque do lado do destino há um objetivo de crescimento, há incentivos e ações de promoção”. Por isso, “temos planos de comunicação com todos os operadores turísticos portugueses e trabalhamos juntos neles”, frisou, referindo que “o ano passado tivemos uma campanha institucional do Turismo de Marrocos em Portugal”. A isto acresce a realização de fam trips e press trips e a presença do destino em feiras no mercado português.
“Os portugueses conhecem Marrocos, até porque somos vizinhos mas penso que precisamos de fazer mais comunicação neste mercado e estar mais próximos do cliente final para provocar uma maior apetência pelas viagens a Marrocos”, concluiu o diretor da Oficina Nacional do Turismo de Marrocos para Espanha e Portugal, Khalid Mimi.