Pandemia não tirou à Vila Galé o “gosto de fazer coisas”
No ano em que vai inaugurar o Vila Galé Alagoas, no Brasil, o grupo prepara-se para iniciar a construção de quatro novos hotéis em Portugal, a abrir em meados de 2023, entre os quais se conta um que trará um conceito inédito no país, o Nep Kids, direcionado às crianças.
“Nós temos é que continuar a fazer coisas e esquecermo-nos da pandemia”. A afirmação é de Jorge Rebelo de Almeida, presidente do Grupo Vila Galé, que acredita que o pior já passou, que “a pandemia dá sinais de ir embora”. Tendo esta ideia como pano de fundo, o Grupo está a dar início a novos investimentos de monta, embora Rebelo de Almeida admita que há algumas más notícias no horizonte, como “a subida da inflação, a escassez de produtos e a especulação e, mais grave, o cenário complicado” trazido por “uma guerra que todos sabem como começa mas ninguém sabe como acaba”. Não obstante, reafirma: “no meio disto tudo, temos que continuar a fazer coisas”.
Este “fazer coisas”, porque “em tempos de pandemia há uns que choram e outros que vendem lenços e nós optámos por vender lenços”, traduziu-se na abertura, em plena pandemia, do hotel Vila Galé Alter Real, do Douro Vineyards e da unidade da Serra da Estrela, e este ano vai espelhar-se no arranque da construção de quatro novos hotéis em Portugal, concretamente, o Vila Galé Collection São Miguel, no centro Ponta Delgada, nos Açores; o Vila Galé Collection Tomar; o Nep Kids e o Vila Galé Monte da Faleira, ambos em Beja, próximos ao Vila Galé Clube de Campo.
“Em tempos de pandemia há uns que choram e outros que vendem lenços e nós optámos por vender lenços”
Jorge Rebelo de Almeida
Em Ponta Delgada já começaram as demolições que levarão à reconversão de parte do antigo Convento e Hospital de São Francisco em hotel de charme, numa parceria com a Santa Casa da Misericórdia. A unidade, onde o Grupo deverá investir cerca de 12 milhões de euros, terá 93 quartos, restaurantes, bar, piscinas e Satsanga Spa & Wellness.
Em Tomar, bem no centro da cidade e quase “paredes-meias” com o rio Nabão, irá nascer o Vila Galé Collection Tomar que resultará da recuperação e reabilitação de várias áreas do antigo Convento de Santa Iria e do Colégio Feminino, transformando-as numa unidade de 4 estrelas, com cerca de 100 quartos, restaurante, bar, Satsanga Spa & Wellness, piscina exterior e um salão de convenções para mais de 200 pessoas. Com um investimento a rondar os dez milhões de euros, terá como tema a Ordem dos Templários.
Nep Kids “vai ser o hotel dos meus sonhos de criança”
Jorge Rebelo de Almeida
Em Beja, na herdade onde esta instalado o Vila Galé Clube de Campo, vão nascer dois novos projetos. Um, será o Vila Galé Nep Kids que trará consigo um conceito de hotelaria inédito em Portugal: será um hotel totalmente concebido para os mais pequenos, onde os adultos só poderão entrar se acompanhados por crianças. Esta unidade, que “era um sonho antigo nosso” e “vai ser o hotel dos meus sonhos de criança”, frisou o presidente do Grupo, contará com cerca de 80 quartos e várias atrações projetadas para os mais pequenos como parque aquático com várias piscinas exteriores e escorregas, carrosséis, trampolins, insufláveis, Clube Nep com brinquedoteca e spa infantil. Haverá ainda decoração 3D, parede de pintura e de escalada, piscina de bolas, slide e programação adequada aos mais novos. O investimento rondará os dez milhões de euros.
Na mesma herdade vai também nascer o Vila Galé Monte da Faleira, um novo conceito de agroturismo vocacionado para casais. A unidade, orçada em três milhões de euros, vai ter quartos temáticos, piscina exterior, dois salões de eventos e duas salas de reuniões.
De acordo com Jorge Rebelo de Almeida, estes quatro novos projetos que agora estão a arrancar deverão abrir portas em finais de Junho de 2023.
Além destes projectos, refira-se que o Grupo adquiriu uma quinta em Ponte de Lima, concretamente o Paço do Curutelo onde irá nascer um projecto de enoturismo que terá hotel, adega e centro de eventos. Do investimento consta a recuperação do antigo Paço que data dos primórdios da nacionalidade.
No que toca ao Brasil, onde o grupo possui vários resorts, vai ser inaugurado, já no próximo mês julho, o Vila Galé Alagoas, na Barra de Santo António. A unidade funcionará em regime de ‘tudo incluído’ e será composta por 513 quartos, seis restaurantes, Satsanga Spa & Wellness, oito salas de reuniões e salão para 1.000 pessoas, parque aquático infantil e outras infraestruturas desportivas e de lazer.