Palmela e Arrábida são “alternativa a Lisboa e aos destinos mais massificados”
A afirmação é do presidente da Câmara de Palmela, Álvaro Amaro, na abertura do Fórum Turismo Palmela, que decorreu a 22 e 23 maio, numa organização do município e da Rota de Vinhos da Península de Setúbal. No evento foi também apresentado o projeto “Apaixone-se por Palmela”.
Este ano subordinado ao tema “Turismo com Emoção – Experiências Inesquecíveis”, o Fórum Turismo Palmela reafirmou-se, segundo a organização, como “ponto de encontro anual para debater e refletir sobre o rumo do setor do Turismo, partilhar práticas e experiências, reforçar laços e promover sinergias entre os agentes”.
Neste âmbito, na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Balseiro Amaro, realçou que este Fórum já “firmou o seu lugar, de pedra e cal, no calendário nacional de eventos do setor”.
A propósito do tema escolhido para a edição deste ano, o autarca frisou que “em Palmela, há muito que sabemos que quem nos visita procura autenticidade, aquilo que é genuíno e que reflete a nossa identidade”.
Por isso, da oferta turística do concelho, destacou produtos como o Turismo Desportivo e de Natureza, o Turismo Religioso, partindo à descoberta do Caminho de Santiago e da presença secular da Ordem de Santiago, o Touring Cultural, o segmento de Gastronomia e Vinhos e o Enoturismo, com propostas para descobrir as adegas e milhares de hectares de jardins de vinhas, em especial, na Aldeia Vinhateira de Fernando Pó.
Somados todos estes produtos, a oferta turística do concelho é bem diversificada, pelo que o presidente da Câmara não tem dúvidas de que Palmela e o território Arrábida são uma “alternativa a Lisboa e aos destinos, atualmente, mais massificados”.
“É importante para o equilíbrio da região que se aposte nesta redistribuição de fluxos de visitantes e sei que a Entidade Regional de Turismo [da Região de Lisboa} está a trabalhar, também, neste desígnio”, reconheceu.
Também presente na sessão de abertura do evento, a presidente da ERT-RL, Carla Salsinha, elogiou o Fórum Turismo, que “tem sempre apostado num produto ou tema que tem a ver com a promoção do município e valorização do que de melhor se faz”. “Vamos sair daqui com um maior conhecimento e mais preparados. Façamos todos o nosso papel no Turismo com emoção”, desafiou.
Novo projeto “Apaixone-se por Palmela” em destaque
Assente numa estratégia de desenvolvimento turístico que pretende afirmar Palmela como hub para o desenvolvimento sustentável do território, posicionando-a como um destino turístico com notoriedade nacional e internacional, o projeto “Apaixone-se por Palmela” proporciona ofertas personalizadas, pensadas para casais, famílias, grupos de amigas/os e seniores, com experiências que vão desde visitas a rotas, trilhos, aventura, degustações, piqueniques, workshops, ateliês, espetáculos, histórias, património, vindimas, passeios, natureza, paisagens e desporto.
O objetivo, de acordo com o vice-presidente e vereador do Turismo, Luís Miguel Calha, é “proporcionar mais de 100 experiências memoráveis, genuínas e autênticas a quem visita o concelho”, fruto da parceria estabelecida com 60 agentes turísticos.
Estas 100 experiências estão organizadas por quatro temas em cada segmento: A Dois (Na Aldeia Vinhateira, Pelos Trilhos da Serra, Namorar e Percorrer o Centro Histórico), Em Família (Na Vinha com os Pequenos, Dia de Aventura, Rota Criativa e Palmela Encantada), Com Amigos (Escutar o Território, Saborear Palmela, Sentir no Local e Explorar a Região) e Sem Idade (Passeios e Lugares, Gastronomia e Vinhos, Visitas e Experiências e Rotas e Circuitos).
Informação detalhada em https://visitpalmela.pt.


