Os influenciadores digitais têm os dias contados?, por Diana Laranjeira
O que são “influenciadores digitais” e como os escolher para que uma determinada marca possa tirar o máximo de benefícios desta nova “ferramenta” de marketing é o ponto de partida do artigo de Diana Laranjeira.
Diana Laranjeira
Chief Creative Officer @ UEIP!
diana@ueip.pt
As redes sociais afetaram drasticamente a forma como as pessoas obtêm informações e o seu consumo tornou-se habitual entre todos nós, seja em termos profissionais ou pessoais. Tal comportamento fez com que a busca de informações, seja nas redes sociais ou de outros consumidores, seja mais premente do que nunca. Mas o que são influenciadores digitais, quem influenciam e como pode a sua marca beneficiar deste fenómeno? Os influenciadores digitais são personalidades com presença online e com grande número de seguidores, em uma ou mais plataformas sociais (por exemplo, YouTube, Instagram, Facebook, Snapchat ou blogs pessoais), que exercem influência nos seus seguidores. Ao contrário das figuras públicas, que são conhecidas nos meios tradicional, estes influenciadores são “pessoas comuns” que se tornaram “personalidades online” ao criar e postar conteúdo nas suas redes sociais. Hoje são uma ferramenta de marketing poderosa e muito utilizada pelas marcas e o sector do turismo não é exceção.
No entanto, os fundamentos do marketing não mudaram: contar a história certa, no lugar certo, para as pessoas certas. Mas cada um desses conceitos mudou fundamentalmente com a era digital. As redes sociais, blogs, vlogs e marketing de influência possuem um potencial incrível como ferramentas de persuasão e exercem grande efeito sobre a opinião pública. As marcas foram incentivadas a desviar sua atenção das ferramentas tradicionais para este novo fenómeno, mas como funciona? Bem, com esta estratégia o foco é colocado em pessoas influentes e não no mercado-alvo como um todo. Usa-se a influência de indivíduos-chave ou líderes de opinião para impulsionar o reconhecimento da marca dos consumidores e/ou suas decisões de compra. A escolha e as características inerentes ao influenciador desempenham um papel vital para o sucesso de qualquer campanha porque os consumidores são mais propensos a aceitar ou confiar nas opiniões dos influenciadores quando esses colaboram com marcas que fazem o match perfeito com as suas áreas de especialização pessoais.
Como escolher o influenciador certo para a sua marca? A credibilidade é o fator mais decisivo nessa escolha, sejam estes influenciadores digitais, num ambiente mais segmentado, ou figuras públicas, num universo mais amplo. Em ambas, a escolha deve focar-se duas áreas: expertise e confiabilidade. Expertise é a competência ou qualificação, incluindo o know-how técnico, para fazer certas afirmações relacionadas a um determinado assunto ou tópico. A confiabilidade diz respeito à perceção de um influenciador como honesto, sincero ou verdadeiro. Podemos ainda somar um terceiro componente: atratividade, referindo-se à atratividade física, empatia ou simpatia do mesmo.
Quando olhamos para o sector Turismo, são muitos os profissionais de marketing de viagens que reconheceram o grande potencial de amplificação de mensagens e direcionamento oferecido pelos influenciadores digitais. A promessa de vantagens de viagem, bem como a capacidade de associar a marca pessoal a marcas desejáveis de viagens e turismo, tornam o turismo uma indústria-alvo atraente para os influenciadores. No entanto, um desafio que tanto os profissionais de marketing de viagens quanto os influenciadores enfrentam é como comunicar a autenticidade quando os influenciadores são recompensados pelos seus conteúdos.
Mas o marketing de influência não vive sozinho e deve-se estimular os diversos pontos de contato do consumidor para converter, o que significa que o conteúdo do influenciador amplificado pelo marketing de performance combina o melhor das duas poderosas estratégias de marketing. Os influenciadores são a fonte produção de conteúdo de uma marca. Criam anúncios nativos que tendem a ressoar melhor com os consumidores, o que, por sua vez, pode melhorar o desempenho da sua marca e a sua conversão. Cada marca consegue identificar qual o conteúdo com melhor desempenho e criar anúncios pagos a exibir a um grupo-alvo precisamente aprimorado. Como o conteúdo do influenciador é percebido como mais autêntico, isso geralmente resulta em maiores taxas de engagement e conversão. As marcas que adotarem estas novas estratégias terão ganhos substanciais no mercado.
A questão no título deste artigo não questiona se os influenciadores digitais são uma tendência, mas sim por quanto tempo eles permanecerão como tal. Embora seja impossível prever o futuro da esfera digital será que os influenciadores vão evitar o caminho para a irrelevância? Acredito que esse cenário ainda está longe de acontecer. Os influenciadores que se adaptem ao mercado digital, sempre em constante mudança, e passem por agregar valor ao seu nicho específico e garantindo um público fiel continua a ser o melhor ativo que qualquer marca pode ter.