Operação do ‘shuttle’ da Lagoa do Fogo em São Miguel com nota positiva do governo regional

A operação ‘shuttle’ da Lagoa do Fogo, na ilha de São Miguel, nos Açores, no verão de 2024, registou um crescimento em relação a 2023 e uma evolução positiva de todo o sistema, segundo a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.
O serviço, que visa promover um acesso sustentável e ordenado àquele local, considerado uma das mais icónicas paisagens dos Açores, esteve em funcionamento diariamente, de 15 de junho a 30 de setembro, entre as 9h00 e as 19h00. Período em que foram vendidos 52.763 bilhetes, ou seja, mais 3,8% face ao ano anterior.
Segundo aquela secretaria regional, desde o início do serviço, em 2023, o ‘shuttle’ da Lagoa do Fogo já contabiliza um total de 103.599 bilhetes vendidos, “comprovando a sua eficácia na gestão do fluxo turístico e no apoio à preservação ambiental desta área protegida, bem como demonstrando a adequação do dimensionamento do serviço oferecido”.
A procura por bilhetes regulares (ou seja, por não residentes) aumentou 5,4%, enquanto a procura de bilhetes por residentes, que se mantêm gratuitos, reduziu 43,9%.
O mês de agosto registou a maior afluência ao serviço em 2024, com 17.530 bilhetes vendidos, o que representa um crescimento de 3,1% em relação a agosto de 2023.
Os sábados e domingos continuaram a ser os dias de maior afluência, enquanto as terças-feiras registaram a menor procura. No que toca a horários, o intervalo das 10h00 às 12h00 concentrou o maior número de visitantes, ao passo que o final da tarde, entre as 17h00 e as 19h00, registou a menor afluência, evidenciando a preferência por visitas matinais à Lagoa do Fogo.
“Os resultados de 2024 refletem o sucesso do nosso compromisso com um turismo equilibrado e uma mobilidade sustentável que respeita o meio ambiente e a segurança dos visitantes. Cumprimos com o nosso compromisso e meta inscritos no plano de ação da Cartilha da Sustentabilidade de transportar pelo menos 50 mil passageiros, por ano, através do serviço de ‘shuttle’. Continuaremos a trabalhar para aprimorar este serviço, promovendo a Lagoa do Fogo como um exemplo de visitação de excelência, sustentável e acessível a todos”, sublinha Berta Cabral, secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.