ONU Turismo: Chegadas de turistas internacionais aumentaram 5% no 1º trimestre
Segundo o Barómetro Mundial da ONU Turismo, as chegadas de turistas internacionais em todo o mundo aumentaram 5% para 300 milhões no 1º trimestre de 2025. As receitas também cresceram, com Portugal a apresentar um aumento de 4%, em termos homólogos.
O Barómetro Mundial da ONU Turismo, indica que mais de 300 milhões de turistas fizeram viagens internacionais nos primeiros três meses de 2025, aproximadamente 14 milhões a mais do que nos mesmos meses de 2024, o que reflete um crescimento de 5% em relação ao ano passado e de 3% face a 2019.
Por regiões, a Europa recebeu 125 milhões de turistas internacionais durante os primeiros três meses do ano, +2% em termos homólogos e +5% do que antes da pandemia, com destaque para o crescimento de 8% na Europa Central e Oriental, em especial nos países do Báltico.
África viu um crescimento de 9% nas chegadas no 1º trimestre de 2025 em comparação a 2024, superando o número de viajantes pré-pandemia em 16%. Já nas Américas , as chegadas internacionais aumentaram 2%, com destaque para os destinos sul-americanos (+13%).
O Médio Oriente registou crescimento de 1% em relação a 2024, no entanto, as chegadas excederam os níveis pré-pandémicos em 44%, enquanto na Ásia e Pacífico, o aumento foi de 12% (ficando ainda a 92% dos níveis pré-pandémicos).
Forte crescimento da receita em muitos destinos, incluindo Portugal
Os dados disponíveis sobre as receitas do turismo internacional para o primeiro trimestre de 2025 mostram um forte crescimento nos gastos dos visitantes em muitos destinos:
Espanha, o segundo maior país gerador de receitas com turismo do mundo, relatou um crescimento de 9% nos primeiros dois meses do ano (em comparação com o mesmo período em 2024), após um crescimento extraordinário de 16% em 2024, enquanto na Turquia o aumento foi de 7% e na Grécia, Itália e Portugal foi de 4% em termos homólogos.
O Turismo da ONU reviu as estimativas para as receitas totais de exportação provenientes do turismo internacional em 2024, apontando, agora, para um crescimento de 11% (em termos reais), atingindo o valor recorde de 2 biliões de dólares em 2024, cerca de + 15% do que em 2019.
Segundo o mesmo organismo, o crescimento da receita do turismo internacional em 2024 foi impulsionado pelo aumento dos gastos nos principais mercados emissores, como o Reino Unido (+16% em comparação a 2023), Canadá (+13%), Estados Unidos (+12%), Austrália (+8%) e França (+7%). Na China, o país que mais gasta em turismo, os gastos com turismo emissor cresceram s 30%.
Outros mercados importantes que apresentaram forte crescimento nos gastos no ano passado incluíram a Arábia Saudita (+17%), que já viu um crescimento significativo em 2023, a Espanha (+14%), a Bélgica (+14%), os Países Baixos (+13%) e a Áustria (+11%).
ONU Turismo mantém previsões para 2025
Crescimento económico mais fraco, os elevados custos das viagens e o aumento das tarifas são, segundo a ONU Turismo, os três principais desafios que podem impactar o turismo internacional em 2025. A estes se junta a incerteza causada por tensões geopolíticas e comerciais e a baixa confiança do consumidor.
Face a estes desafios, a pesquisa indica que os turistas continuarão a procurar a melhor relação custo-benefício, mas também poderão viajar para destinos mais próximos ou fazer viagens mais curtas.
“Apesar da incerteza global, tudo indica que a procura por viagens permanecerá resiliente. A previsão de janeiro do Turismo da ONU de que as chegadas internacionais crescerão de 3% a 5% até 2025 permanece inalterada”, lê-se no relatório.


