OMT reúne de urgência para decidir suspensão da Rússia
Na reunião, marcada para 8 de março, o Conselho Executivo da OMT vai considerar os pedidos feitos por alguns dos seus membros para que a Rússia seja suspensa desta Organização.
O Conselho Executivo da Organização Mundial do Turismo vai reunir no próximo dia 8 de março, em Madrid, tendo como ponto único da agenda decidir se será ou não dado provimento à solicitação de alguns dos membros da OMT que pretendem que a Rússia seja suspensa da Organização, devido à invasão da Ucrânia pela Federação Russa.
Em comunicado, a OMT sublinha que esta “será a primeira vez na história da Organização que o Conselho Executivo abordará um pedido desta índole”.
Guatemala, Lituânia, Polónia, Eslovénia e Ucrânia foram os países que solicitaram a suspensão da Federação Russa da qualidade de Membro da OMT, levando a que o secretário geral da Organização tenha convocado a reunião, de urgência, do Conselho Executivo.
Na base do pedido formulado por alguns membros da OMT está o artigo 3 dos Estatutos da Organização, onde é estipulado que o objetivo fundamental da OMT é “a promoção e desenvolvimento do turismo tendo em vista contribuir para o desenvolvimento económico, a compreensão internacional, a paz, a prosperidade e o respeito universal, e a observância dos direitos humanos”.
Recorde-se que a OMT já condenou inequivocamente as ações da Federação Russa, afirmando que constituem uma clara violação da soberania e da integridade territorial da Ucrânia, sendo contrárias aos princípios da Carta das Nações Unidas e dos Estatutos da OMT”.