OMT quer a Comunicação a repensar o Turismo
A Organização Mundial de Turismo (OMT) juntou, na sua 118.ª reunião do Conselho Executivo em Punta Cana, na República Dominicana, especialistas em branding, jornalistas e criadores de conteúdo para repensarem as narrativas à volta das comunicações turísticas, tendo como mensagem central: “Colocar as pessoas em primeiro lugar”.
A ideia é que os especialistas em comunicação possam explorar as oportunidades atuais e futuras para apresentar o turismo de forma mais eficaz, enquanto motor essencial de desenvolvimento, quer nos média tradicionais quer em plataformas de conteúdos.
Numa altura em que o Turismo ocupa cada vez mais um papel preponderante na agenda política, a OMT quer liderar na mudança das comunicações turísticas, focando-se no facto de o setor do turismo ser um impulsionador de desenvolvimento e oportunidades.
“Nos últimos anos, fizemos grandes progressos para que a importância do turismo seja mais visível e valorizada, tanto pelos governos quanto pelos próprios turistas. Mas temos de deixar isso ainda mais claro. Por isso, a OMT está a trabalhar para construir uma nova narrativa em torno do turismo como uma força de desenvolvimento e transformação”, sublinhou Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT.
Pedro Zarzalejo, associate director de Estratégia da Interbrand e Borja Borrero, diretor-executivo para a Iberia, EMEA e América Latina, traçaram a evolução das marcas e analisaram o seu impacto no setor do turismo, enquanto Michael Collins, fundador y diretor de Travel Media ofereceu uma visão especializada da mudança de relacionamento entre organizações de gestão de destinos e editores, jornalistas e criadores de conteúdos.
Sustentabilidade, capacitação das mulheres, desenvolvimento comunitário na ordem do dia
A OMT associou-se pela primeira vez ao Instagram em 2021, primeiro para ajudar a recuperar dos impactos da pandemia e depois para capacitar os destinos a adotar uma narrativa digital.
Em Punta Cana, Ernest Voyard, diretor de Políticas Públicas no Instagram, apontou para o facto dos criadores se estarem a concentrar em questões relacionadas à sustentabilidade e à imersão total dos destinos, ultrapassando assim o habitual conteúdo aspiracional relacionado às viagens.
Por seu lado, Sharon Yang, diretora de Assuntos Externos da Meta assinalou que a plataforma passou por uma mudança, preferindo criadores que oferecem conteúdo informativo relacionado a turismo e viagens, afastando-se mais uma vez das imagens e filmes mais aspiracionais.
Chloé Léger e Marion Payr, criadoras do Instagram, participaram também nesta sessão contribuindo com as suas experiências na República Dominicana do ponto de vista do turismo e criadores de viagens, assinalando a existência de um crescente interesse por conteúdos que vinculam o turismo a questões como a capacitação das mulheres, o desenvolvimento comunitário e a conservação da vida selvagem.
Uma oportunidade para que os criadores de conteúdos possam influenciar nas decisões de viagens e comportamentos dos turistas, em particular nos consumidores mais jovens para que possam viajar de uma forma mais responsável e ética.