OMT promove Cimeira Mundial de Jovens sobre Turismo
Sorrento, na Itália, vai receber a edição de estreia desta Cimeira, entre os dias 27 de junho e 3 de julho, e na qual são esperados crianças e jovens de todo o mundo. Serão estes que ali deixarão a sua visão para o futuro da atividade turística.
A 1ª Cimeira Mundial de Jovens para o Turismo vai dotar todos os participantes, de uma plataforma através da qual poderão compartilhar a sua visão e as suas esperanças no que toca ao futuro da atividade turística mundial.
Além disso, sublinha a OMT na nota divulgada, ao demonstrar o seu compromisso no empoderamento dos jovens, “a iniciativa permitirá aos participantes que se relacionem com líderes da política e dos negócios de todo o mundo, tornando-os participantes no processo de tomada de decisões num setor que contribui com todo o seu potencial como impulsionador da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.
A Cimeira foi apresentada a 4 de Fevereiro pelo secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Zurab Pololikashvili, e pelo ministro do Turismo de Itália, Massimo Garavaglia.
Ao dar as boas vindas aos primeiros participantes, o secretário-geral da OMT sublinhou que “o turismo é uma fonte de oportunidades para os jovens, tanto nas cidades como nas comunidades rurais, seja qual for o seu nível educativo e seja qual for a região de onde venham”.
Por seu turno, o ministro italiano do turismo, deixou claro que “os jovens podem desempenhar um importante papel na superação da crise que o setor enfrenta, podendo ser um agente ativo da recuperação e da mudança”. Podem ainda, acrescentou, “desempenhar um papel de destaque na transição para um turismo mais sustentável, essencial se queremos atingir o desenvolvimento sustentável”.
Coincidindo com o Ano Europeu da Juventude, a 1ª Cimeira Mundial de Jovens sobre Turismo prevê a realização de vários webinars sobre turismo e sustentabilidade, cultura e gastronomia, inovação e ação climática, entre outros temas.