OMT lança “Programa Futuros Digitais” para PMEs do sector turístico

A Organização Mundial de Turismo acaba de lançar o “Programa Futuros Digitais”. Uma ferramenta que pretende acelerar a adoção de novas tecnologias pelas pequenas e médias empresas (PMEs), que representam 80% de todas as empresas de turismo.
Desenvolvida em colaboração com a Mastercard, o programa pretende alcançar pelo menos um milhão de PMEs neste segmento e equipá-las com as ferramentas e conhecimentos para aproveitar o potencial de novas tecnologias.
Durante a cerimónia de apresentação, que decorreu esta terça-feira, 17 de maio, na IE Tower, em Madrid, perante a presença de mais de 200 convidados, Zurab Pololikashvili, secretário-geral da OMT relembrou que, “as pequenas empresas são a espinha dorsal do turismo, por isso o Programa Futuros Digitais vai ajudá-las a recuperarem das repercussões da pandemia, impulsionando o setor com a inovação e novas tecnologias”.
Com o objetivo de proporcionar orientações e ferramentas adaptadas às necessidades das PMEs, o programa agora lançado baseia-se numa ferramenta de diagnóstico de prontidão digital, que compara as PMEs em cinco dimensões digitais: conectividade, crescimento dos negócios, comércio eletrónico, big data, analytics e pagamentos e segurança.