OMT e UEFA aliam-se na promoção do turismo desportivo

A OMT e a UEFA assinaram um protocolo em que se comprometem a promover conjuntamente os benefícios do desporto e do turismo desportivo para o desenvolvimento e a criação de oportunidades para todos.
A Organização Mundial do Turismo (OM) e a União das Federações Europeias de Futebol (UEFA) anunciaram a seu comprometimento em torno de uma visão comum para o futuro. Os dirigentes de ambas as organizações reconheceram a importância do desporto e do turismo desportivo para o desenvolvimento e para a criação de oportunidades para todos, incluindo os mais jovens.
Reconheceram, igualmente, valores que são compartilhados pelo turismo e pelo futebol, dois sectores em que as pessoas são essenciais e que são capazes de promover valores como o entendimento, a amizade e a solidariedade, ao mesmo tempo que impulsionam a mudança social e económica.
Para o secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili, “o turismo e o futebol são aliados naturais que levam a alegria a muitos milhões de pessoas e que vão muito além de umas férias ou de jogos entre duas equipas”.
No âmbito da nova aliança, OMT e UEFA, vão trabalhar juntas para o crescimento do turismo desportivo na Europa, facilitando as viagens e a mobilidade, e potenciando as oportunidades de emprego e educação. Ambas irão também defender a sustentabilidade nos seus sectores, em consonância com a Agenda das Nações Unidas papar o Desenvolvimento Sustentável e com a Estratégia de Sustentabilidade 2030 da UEFA.
O acordo enfatiza o impacto do turismo e do desporto na economia e nas sociedades, nomeadamente através do impacto que têm no emprego, no empoderamento dos jovens e na igualdade de género.