Oeste quer criar Geoparque
A candidatura a Geoparque Mundial da Unesco vai ser apresentada à Comissão Nacional da Unesco até ao final do ano por seis municípios da região Oeste: Lourinhã, Torres Vedras, Caldas da Rainha, Peniche, Bombarral e Cadaval.
Para já, o que existe é o projeto do Geoparque Oeste que integra seis municípios da região (Lourinhã, Torres Vedras, Caldas da Rainha, Peniche, Bombarral e Cadaval) que, no seu conjunto, possuem 1.154 quilómetros quadrados de território geologicamente relevante. O Plano Estratégico, que sustenta a aspiração à classificação “Geoparque Oeste”, foi desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Leiria (IPL) e apresentado esta terça feira, 14 de junho, nas Caldas da Rainha.
O documento apresenta os três eixos fundamentais a desenvolver no território, ao longo da próxima década, concretamente, geoconservação, a geoeducação e o geoturismo.
Na área dos seis municípios é reconhecida a existência de “valiosos fosseis de dinossauros e de um estereótipo [lugar geológico de referencia mundial], aliados a uma riqueza e diversidade geológica, paleontológica, geomorfolófica e paisagística”. Contam-se ainda 72Km de costa, 25 praias com bandeira azul, três áreas protegidas, três sítios da Rede Natura e uma cidade criativa da Unesco, pelo que do plano apresentado consta a proposta de “criar nove produtos estratégicos que proporcionem uma experiência turística integrada”.
De acordo com o documento, poderão ser criados naquele território pacotes com foco no turismo cultural, gastronómico, de eventos, literário, religioso, de natureza, de mar, ativo e desportivo, científico e de negócios. Do documento agora apresentado consta já um conjunto de ações a desenvolver nos seis municípios promotores da candidatura.
Recorde-se que no nosso país existem já cinco geoparques mundiais da Unesco: Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros e Estrela. O Oeste pretende agora juntar-se a esta rede e conta ser visitado pelos responsáveis da Unesco já no próximo ano e ter uma resposta (positiva) em 2024.
Como aspirante a Geoparque Mundial da Unesco, o projeto Geoparque Oeste já tem site oficial, que pode ser acedido aqui e onde pode consultar o “Plano Estratégico do Aspiring Geoparque Oeste”.