OE2023 reforça Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema em 2M€

A proposta de Orçamento do Estado para 2023 prevê um reforço de dois milhões de euros para o Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, que passará assim para uma dotação total de 14 milhões.
Entregue esta segunda feira na Assembleia da República, a proposta de Orçamento do Estado para 2023 prevê a “transferência de uma verba até ao montante de 12 milhões de euros, proveniente do saldo de gerência do Turismo de Portugal, com origem em reembolsos de beneficiários de fundos europeus”. O reforço é proveniente do Fundo de Fomento Cultural. Assim, está também prevista a transferência de “uma verba de dois milhões de euros, proveniente do Fundo de Fomento Cultural, para aplicação no reforço do capital do Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema”.
Recorde-se que a intenção do Governo em reforçar o Fundo de Apoio ao Turismo e ao Cinema, que prevê incentivos a produtoras estrangeiras que queiram filmar em Portugal, tinha sido anunciada em 11 de agosto pelo ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. Isto porque, já em maio o orçamento que estava consignado a este fundo tinha ficado esgotado.
A justificar este reforço está o elevando número de candidaturas que tem vindo a ser recebido. O fundo prevê não só incentivos às produtoras estrangeiras que queiram fazer filmes, mas também a séries ou outras obras audiovisuais que sejam filmadas em território português e que contem com o envolvimento de produtoras nacionais.