Ocupação de abril no Algarve ficou a 7% de 2019
Reflexo do aumento de preços, o volume de vendas subiu 5% face a 2019, ano em que a Páscoa também aconteceu no mês de abril. Os dados são da AHETA.
Dados difundidos esta terça feira pela Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) revelam que, no mês de abril, a taxa de ocupação global média/quarto foi 60,4%, tendo ficado 4,8 pontos percentuais abaixo do valor registado em 2019 (-7,3%) e ao mesmo nível do verificado em 2016.
Apesar da quebra que ainda se verificou ao nível das taxas de ocupação, os dados da AHETA indicam, também, que o volume de vendas aumentou 5,0% face a abril de 2019. Neste ponto, no entanto, a Associação chama a tenção para o facto de “as vendas efetuadas através de plataformas online não incluírem o pagamento das respetivas comissões, o que influencia o aumento homólogo do volume de vendas e, por essa via, os preços praticados”.
No que toca a mercados, as maiores subidas comparativamente com o mesmo mês de 2019 foram protagonizadas pelos turistas irlandeses (+1,2p.p.) e britânicos (+1,3p.p.). No polo oposto, as maiores descidas verificadas em abril couberam ao mercado nacional (-1,8p.p.) e ao alemão (-1,5p.p.).
*Foto: Região de Turismo do Algarve