Observatório do Turismo Sustentável do Centro volta à atividade
![](https://turisver.pt/wp-content/uploads/2022/03/Pedro-Machado.jpg)
Após uma paragem prolongada, que se deveu à pandemia, o Observatório do Turismo Sustentável do Centro de Portugal regressa agora à atividade para apoiar empresários e instituições do setor.
Criado pelo Turismo Centro de Portugal, o Observatório visa monitorizar todos os aspetos relacionados com o turismo na região, em especial os seus impactos económicos, sociais, culturais e ambientais, explica o TCP em nota à imprensa.
A mesma entidade adianta que “o primeiro passo para o relançamento das atividades é a criação do Conselho Técnico-Científico (CTC) e do Conselho Consultivo Empresarial (CCE)”.
O Conselho Técnico-Científico, que se reunirá, pela primeira vez, a 1 de abril, integra investigadores de todas as instituições de Ensino Superior da região Centro, especialistas nas áreas de Turismo, Gestão, Economia, Geografia, Ordenamento do Território, Sociologia, Desenvolvimento Regional e Ciências Empresariais, entre outras.
“A missão do CTC consiste em garantir a idoneidade científica dos estudos realizados pelo Observatório, assegurando a consistência de processos de recolha de dados e a coerência das metodologias, bem como a validade científica dos seus estudos”, explica o Turismo Centro de Portugal.
O Conselho Consultivo Empresarial, que terá a primeira reunião em maio, integra os principais empresários e instituições representativas da atividade turística na região, como as associações setoriais de turismo, associações empresariais, comunidades intermunicipais, associações de desenvolvimento local e regional e entidades gestoras de programas de valorização dos recursos endógenos.
A sua principal missão consistirá em “identificar as lacunas e necessidades de informação estatística da atividade turística na região”. Para isso, vai instituir o SMAT – Sistema de Monitorização da Atividade Turística do Centro de Portugal, um sistema próprio de produção estatística para a atividade turística na região, compatível com o European Tourism Indicator System, que estabelece as diretrizes da União Europeia para a monitorização da atividade turística. O SMAT proporcionará aos agentes económicos da região Centro, dados rigorosos e detalhados da atividade turística, propiciando “uma visão de 360 graus sobre a qualidade dos produtos turísticos e a satisfação dos visitantes e das comunidades que os acolhem”.
Para Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, “uma monitorização eficiente da atividade turística depende da qualidade das metodologias e dos indicadores incluídos nos inquéritos regulares aos empresários, aos turistas e aos residentes. É por isso que saudamos vivamente a disponibilidade e o interesse dos investigadores das Universidades e dos Politécnicos da região que, em conjunto, irão credibilizar as atividades do Observatório, validando todas as etapas do processo de investigação”.