O mundo do enoturismo vai estar em Portugal em fevereiro de 2023

De 20 a 26 de fevereiro de 2023, o Wine & Travel Week vai levar ao Porto o mundo do enoturismo. O certame, que será composto por feira profissional, reuniões B2B e um fórum, vai reunir representantes de mais de 20 países
Portugal vai ser o centro do enoturismo mundial em fevereiro do próximo ano, com a estreia da Wine & Travel Week, uma feira internacional que traz até ao nosso país dezenas de operadores internacionais dedicados à promoção e à comercialização de programas e produtos turísticos que aliam o vinho ao turismo e aos territórios.
O evento vai dividir-se em vários momentos. Um deles será a realização de uma feira profissional que congrega projetos e marcas ligados ao enoturismo, onde serão igualmente possíveis reuniões B22.
Haverá também um fórum de troca de conhecimentos, partilha de tendências e apresentações de estudos de casos internacionais e ainda um programa de experiências paralelas que percorrerá diferentes regiões portuguesas que apostam no enoturismo, e que será dirigido a compradores de vários mercados emissores e a uma comitiva internacional de jornalistas convidados.
A feira profissional, as reuniões e o fórum serão realizados no edifício da Alfândega do Porto, entre os dias 20 a 22 de fevereiro. Já o Programa de Experiências decorrerá de 23 a 26 de fevereiro.
A semana culminará com a realização da 19ª edição do evento Essência do Vinho – Porto, “a principal experiência do vinho em Portugal”, no Palácio da Bolsa, de 23 a 26 de fevereiro.
Nuno Guedes Vaz Pires, fundador da Essência, que organiza o certame internacional, assume que este “é um projeto de características ímpares, de grande qualidade e de muito foco nos detalhe. É um evento complexo, com várias atividades a decorrer em simultâneo, de forte exigência a nível logístico e de planeamento”
“Queremos que cada dia seja memorável para todos os participantes, sobretudo as dezenas de convidados internacionais que estarão em Portugal. Pretendemos suscitar a vontade de um regresso, podendo assim afirmar a Wine & Travel Week como o momento anual de referência no enoturismo mundial”, conclui o responsável.
Saliente-se que estudos recentes apontam para que em 2025 seja atingida a fasquia dos 100 milhões de enoturistas em todo o mundo, o que poderá representar um impacto positivo de 45 mil milhões de euros na economia global.
A Wine & Travel Week é uma iniciativa da Essência que conta com o apoio do Turismo de Portugal e das Great Wine Capitals, a rede de capitais dos grandes vinhedos do mundo.