“O destino São Tomé e Príncipe está em alta” afirmou Fernando Bandrés diretor comercial da Sonhando
Fernando Bandrés, diretor comercial da Sonhando, foi o cicerone da famtrip que o operador turístico organizou para dar a conhecer o destino São Tomé e Príncipe a nove agentes de viagens de norte a sul de Portugal, um representante da GEA e o Turisver. Um destino que acredita “está a consolidar-se cada vez mais para o cliente português” e que nos dois primeiros meses do ano tem vindo a crescer 15% em relação a 2022.
O programa da Sonhando a São Tomé e Príncipe está a ser muito procurado?
Conseguimos recuperar em 2022 as vendas que tínhamos tido em pré-pandemia, em 2019, a nível de turistas são cerca de 552 passageiros para o destino, mas nestes primeiros meses de 2023 temos vindo a crescer por volta dos 15% ao mês em relação a 2022, portanto na minha visão o destino São Tomé e Príncipe está em alta.
É um destino muito procurado, fruto também das novas frequências aéreas da TAP e, por isso, sem ser um destino de massas, e ainda bem que não é, São Tomé está a consolidar-se cada vez mais como um destino importante para o cliente português.
As pessoas procuram mais São Tomé, o Príncipe ou combinados?
O que posso dizer é que na Sonhando, um em cada quatro clientes opta por um combinado São Tomé e Príncipe. Os motivos – embora pense que o retalho tem mais ferramentas para responder a esta pergunta -, na minha opinião passa muito pelo orçamento da viagem em si.
São Tomé não é um destino barato, a insularidade marca muito o preço do destino. E o Príncipe, em que temos de incluir o preço de um voo interno e depois a estadia nos hotéis, que apesar de terem muita qualidade, tendo em conta que se trata de destinos africanos, torna-o um destino que não é barato. Isso pode ser um impedimento para as pessoas que desejem visitar São Tomé e que queiram optar por ficar também no Príncipe.
Quais são as opções que o programa oferece e até quando é que pode ser comprado?
Nós temos no nosso programa online uma série de combinados em São Tomé e combinamos São Tomé com o Príncipe que podem ser comprados sem data de validade. Nós vamos renovando esses programas continuamente na nossa programação de inverno e de verão e estão sempre atualizados no nosso site.
Dentro dos programas publicamos desde a estadia pura em São Tomé até combinados com a zona sul do país, o Praia Inhame Eco Lodge, ou a zona norte com o Mucumbli. Combinamos também com o Príncipe, por isso temos várias programações disponíveis online e depois o nosso departamento de reservas dedica-se também a orçamentar muitas reservas adhoc, muito combinado feito à medida, conforme as necessidades do cliente, de forma a permitir-lhe conhecer o país de lés-a-lés, tanto na ilha de São Tomé como na do Príncipe.
Cancelamento e atrasos de voos são exceção não a norma
Os constantes cancelamentos de voos podem tornar-se um handicap para a escolha do destino?
Eu diria que os cancelamentos e alterações de voos que temos sofrido são mais uma exceção e não uma norma na operação aérea no destino e, portanto, não deveria ser um handicap na escolha do mesmo. É óbvio de que quando falamos de África e não apenas de São Tomé temos uma maior atenção à operação aérea, mas no entanto, tanto com a STP Airways como com a TAP temos tido alguma estabilidade aérea, que nos permite vender com alguma qualidade e segurança este destino.
É verdade que quando existem alterações a nível aéreo, é certo que complica muito a operacionalidade do destino, tanto nos voos internacionais como nos voos de ligação entre São Tomé e Príncipe, porque não há outra alternativa, mas o facto é que independentemente destas alterações e marcando um bocado o espírito “leve-leve” que o próprio destino nos transporta, as coisas acabam por se resolver e da melhor forma possível dentro das alternativas que o país oferece. Mas de qualquer forma volto a frisar que estes cancelamentos são a exceção e não a norma.
Como foi pensado o programa para se adaptar ao mercado português?
Os programas que temos nesta altura disponíveis no nosso site abarcam as principais demandas do mercado. Depois deixamos para orçamentos avulso aquelas outras viagens que fogem aos programas que temos publicados.
Em relação ao programa que desenhamos para a famtrip foi bastante especial, no sentido de que tinha como principal objetivo que os agentes de viagens conhecessem o que São Tomé e Príncipe têm para oferecer ao cliente.
Se não em profundidade, pelo menos nas diferentes opções e passeios que se podem fazer, por isso o nosso grupo teve a oportunidade de conhecer São Tomé (a ilha principal) nas suas três vertentes, Sul, Centro e Norte com as quais ficámos com uma ideia muito completa do que é a ilha de São Tomé e depois no Príncipe visitar pelos menos as atrações mais importantes que a ilha oferece.
Penso que nesse sentido, o programa, como programa de formação esteve bastante bem desenhado, no sentido que os agentes de viagens vão ficar com uma ideia bastante completa daquilo que o país tem para oferecer aos seus clientes e depois eles sim irem adaptando o programa conforme os desejos do cliente na sua agência de viagens.
Qual o perfil de cliente que procura este programa?
Apesar de ser uma pergunta que mais uma vez o retalho poderá responder melhor do que nós, posso adiantar que cerca de 95% das reservas são apenas um quarto duplo, portanto presumo que sejam casais, de diferentes idades como tenho observado e não apenas luas de mel como pode acontecer com outros destinos. Aqui estaríamos a falar de médias de idade de 40/50 anos, pessoas não apenas com vontade de conhecer só a parte lúdica e de lazer que São Tomé pode oferecer, como destino de sol e praia, mas também procurando toda a parte cultural que como ex-colónia portuguesa oferece aos clientes.