“O Caminho de Santiago: passado e futuro” reúne especialistas em seminário

“O Caminho de Santiago: passado e futuro” é o nome do seminário que a Universidade Portucalense (UPT) e a Escola Superior de Tecnologias de Fafe, do Instituto Europeu de Estudos Superiores (IEES), vão debater esta quinta-feira, 25 de maio, a partir das 14h00, no Auditório do IEES, em Fafe.
O evento, que conta com a presença de Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços e Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte, entre outros especialistas e oradores, vai apresentar a evolução e a projeção para o futuro deste tema de grande importância para o Porto e Norte e estratégico para os seus territórios.
Recorde-se que as duas instituições – UPT e IEES – têm vindo a desenvolver um projeto de investigação no âmbito do centro de Investigação REMIT da UPT, sobre a acessibilidade universal aplicada ao Turismo e ao Património, com especial destaque para o Caminho Português a Santiago.
Assim, a partir das 14h30, terão início os trabalhos com o tema “Caminho de Santiago: passado e futuro”, moderado por José Luís Braga, do Instituto Europeu de Estudos Superiores. Segue-se “A certificação do Caminho” que será abordada pelo presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, enquanto a “Acessibilidade Universal no Caminho Português a Santiago e outros patrimónios: passado e futuro” estarão a cargo de Fátima Matos Silva, coordenadora do projeto Cultura@Portucalense da UPT e Isabel Borges, diretora da Escola Superior de Tecnologias de Fafe.
“Turismo e Caminhos de Santiago no Noroeste Peninsular: os desafios da sustentabilidade” será levado a debate por Miguel Pazos Otón, da Universidade de Santiago de Compostela, seguido da apresentação “As estruturas de acolhimento aos peregrinos através dos tempos”, por Maria da Graça Sanches, do Centro de Estudos Jacobeus, do Porto. E por fim, “O Peregrino, a autenticidade e a hospitalidade, argumentos a valorizar no Caminho Português de Santiago”, por Nuno Rodrigues, da Câmara Municipal de Barcelos.