Nuno Fazenda em Washington para promover Portugal nos Estados Unidos

A promoção turística junto de um mercado que é já o 4º emissor de turistas para Portugal, o conhecimento e a cooperação em torno do turismo cultural foram temas que marcaram a agenda da visita que se iniciou na sexta feira, 19 de maio.
O secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda deslocou-se a Washington para reforçar a cooperação e a notoriedade de Portugal nos EUA, um mercado estratégico para o turismo nacional.
Recorde-se que os Estados Unidos ocupam já o 4º lugar entre os principais mercados emissores de fluxos turísticos para Portugal, tendo sido o mercado que mais cresceu no último ano, tendo aumentado mais de 27% em hóspedes e 52% em receitas face a 2019.
Em Lisboa, os Estados Unidos são o maior mercado emissor, o que revela a importância do reforço de cooperação e de promoção neste mercado.
Um dos destaques na agenda do secretário de Estado Nuno Fazenda foi o Financial Times Weekend Festival que, como o Turisver oportunamente noticiou, teve Portugal como país convidado.
Durante a sua visita, Nuno Fazenda realizou um Seminar [aula aberta] na Universidade George Washington. Essa sessão, aberta à comunidade académica, a profissionais do setor e a empresários, serviu também para impulsionar um processo de cooperação para a partilha de conhecimento entre a esta Universidade e o Turismo de Portugal, tendo em vista aprofundar informação sobre o mercado norte americano.


No âmbito da promoção do turismo cultural, o secretário de Estado, acompanhado pelo Turismo de Portugal, reuniu com o Museu Smithsonian, no sentido de se explorar formas de cooperação em torno da história comum relacionada com a diáspora africana e as suas influências em ambos os países. O objetivo é facilitar a troca de conhecimento e de abordagem, promovendo uma compreensão mais profunda do património cultural compartilhado entre Portugal e os Estados Unidos.
A propósito, Nuno Fazenda sublinha que “o mercado norte-americano é muito importante para Portugal, nomeadamente em termos turísticos. É já o quarto maior mercado emissor de turistas para Portugal e o mercado que mais tem crescido nesse setor. Além disso, a conclusão que se pode tirar é que os norte-americanos elegem Portugal não só para visitar, mas também para viver”.
Os luxos turísticos dos Estados Unidos para Portugal são sustentados, este verão, por um total de 137 voos por semana a ligares os dois países. Para o secretário de Estado do Turismo, “é muito importante termos estas ligações aéreas, que foram reforçadas já face a 2019 e que envolvem companhias aéreas de referência. No inverno, temos 76 voos semanais para 2023/2024 e, portanto, isso é muito relevante para abrir ainda mais Portugal a este mercado importantíssimo”.
Fotos: Nuno Fazenda, secretário de Estado do Turismo (Facebook)