Nuno Fazenda anunciou campanha de turismo interno “Viaja pelo teu interior”
O anúncio foi feito no encerramento do II Congresso de Turismo do Alentejo que terminou esta quinta feira em Beja, onde o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda explicou que esta será uma das campanhas de promoção inseridas no âmbito da Agenda do Turismo para o Interior.
Numa intervenção em que sublinhou o peso que o turismo interno tem nos territórios do interior, o secretário de Estado do Turismo sublinhou que, sem pôr em causa os grandes destinos turísticos nacionais, o esforço tem agora que ser feito nos territórios do interior, para que eles possam captar mais turismo.
Para isso, disse, é necessário dar a estes territórios uma maior projecção, o que passa, nomeadamente, pela promoção turística. “Nós queremos dar mais visibilidade ao turismo do interior”, afirmou, anunciando que está já “em desenvolvimento” uma campanha de promoção turística com o mote “Viaja pelo teu interior”, anunciou.
O slogan remete “para duas dimensões”, sendo uma dimensão “mais emocional – o interior de cada um de nós” e outra mais “territorial – uma viagem pelo teu Douro, pela tua Serra da Estrela ou uma viagem pelo teu Alentejo, precisamente para mobilizar ainda mais a nossa procura turística”.
“Vamos lançar essas campanhas [de promoção turística], vamos fazê-lo a nível nacional mas depois queremos também ancorar isto com as regiões para potenciarmos ainda mais o turismo nacional”, afirmou o governante.
Exemplificou o crescimento “muito expressivo” que o turismo interno tem tido em Portugal, com o facto de “o turismo interno representar cerca de 69% da procura turística no Alentejo”.
Apesar do crescimento do turismo em Portugal ao longo últimos 10 anos – um crescimento em que “o Alentejo se insere de forma muito clara” -, o secretário de Estado do Turismo defendeu que há que “continuar a crescer mas com sustentabilidade, com autenticidade e com coesão territorial” e que há que fazer chegar o turismo a todo o território.
Ainda sobre o Alentejo defendeu tratar-se de “um destino de referência no nosso país, representa a autenticidade, a genuinidade e a sustentabilidade e é com estes princípios basilares, do genuíno, do autêntico e do sustentável que o Alentejo tem vindo a desenvolver-se e esse é o caminho a prosseguir no futuro”. Este é também, disse, o rumo que se pretende para o turismo em todo o país, tendo até em conta o objetivo que Portugal tem de liderar o turismo do futuro.