Nuno Aleixo: “Em número de lugares disponíveis, colocamos mais oferta para 2025”
Para 2025, a Nortravel vai aumentar a sua oferta no mercado, um acréscimo que, segundo explica o diretor-geral do operador, Nuno Aleixo, é muito fruto do “reajuste de destinos e de lugares”, como acontece, por exemplo, com as operações em voos especiais para Cabo Verde e o Porto Santo.
Antes de entrarmos naquilo que vai ser a programação da Nortravel em 2025, gostava de saber se aumentam a vossa oferta de lugares em firme face ao ano passado?
Em número de lugares disponíveis, colocamos mais oferta para 2025. Não é um crescimento tão acentuado como aquele que tivemos de 2023 para 2024, é mais um reajuste de destinos e de lugares, dependendo obviamente da procura que temos tido e a perspetiva que vamos ter em termos de futuro dos destinos.
Por exemplo, para Cabo Verde houve um reajuste de lugares. Nós tínhamos dois charters à partida do Porto para a Ilha do Sal e passamos a ter um charter apenas, mas vamos ter uma posição de abril a outubro com a TAP, com lugares garantidos semanais em part charter com partidas à sexta-feira para o Sal, o que era uma oferta que não tínhamos.
Também há outros destinos que nós reajustamos, caso da Boavista. Em 2024, o Porto-Boavista fizemos em parceria com outros operadores e para 2025 voltamos a ter o avião sozinhos no mercado. Portanto, há todo um reajuste ao nível da oferta.
Em termos de charters, de 2024 para 2025 não iremos operar nem Malta nem Dubrovnik, a menos que haja alguma evolução no sentido contrário. Nestes casos restruturamos o produto para voos regulares, embora Malta seja um pouco mais complicado porque não há oferta à partida de Portugal, exceto em low costs. Portanto, basicamente há uma série de reajustes.
Resumindo, em termos de número de lugares disponíveis, sim, há um aumento de 2024 para 2025.
Comecemos então pelas operações charter para Cabo Verde. Como é que estão estabelecidas?
À partida do Porto para a ilha do Sal vamos ter um voo que vai de 6 de junho até 19 de setembro, e para a ilha da Boavista vamos começar uma semana mais cedo do que o habitual, a 19 de junho, para aproveitarmos a semana do feriado de São João que é a 24 de junho. O que nós fizemos foi transformar o segundo avião do Porto-Sal que tivemos em 2024 num Lisboa-Sal com a TAP em part charter de abril a outubro, por isso mesmo é que aumentamos a oferta.
Também vão voar para Porto Santo em charter?
Consideramos voo especial para 2025 o part charter com a TAP à partida de Lisboa, com voos à sexta-feira para o Porto Santo. Portanto, voltamos a ter oferta para o Porto Santo em base charter porque nós não conseguimos, colocar um voo fretado devido aos problemas com os slots no aeroporto de Lisboa, mas o Porto Santo é um dos destinos que nós sempre mantivemos e reforçamos até a nossa posição em 2025.
E tem uma época muito alargada, porque vão começar em maio e vão até outubro, não é assim?
Correto, vamos começar semanalmente, porque a única forma de nós podermos ter a garantia de que a TAP nos dá as condições idênticas aos charters é aumentar o número de semanas de operação.