Nuno Aleixo e Augusto Cardoso desvendam as muitas novidades da Nortravel para as ‘Grandes Viagens’ de 2025
Sultanato de Omã, Sri Lanka, Coreia do Sul, são três grandes novidade que a Nortravel apresenta na sua programação de Grandes Viagens para 2025, e das quais já se fala no mercado. A estas se junta a Colômbia, e o Nova Iorque, Filadélfia e Washington. Mas as novidades não acabam por aqui, como contaram ao Turisver Nuno Aleixo (diretor-geral)e Augusto Cardoso (diretor).
Nuno, em relação às Grandes Viagens da Nortravel, há uma panóplia enorme de novidades para este ano, não é?
Nuno Aleixo – Há, e isso também é fruto de começarmos a ter mais limitações na Europa. Mas a parte das Grandes Viagens deixo para o meu colega Augusto Cardoso que tem essa área da programação mais interiorizada…
Antes de avançar queria colocar uma questão prévia: todas as Grandes Viagens de que vamos falar têm guia em português?
Augusto Cardoso – Algumas têm em português, outras em espanhol. O conceito da Nortravel é ter sempre guia em português quando disponível, ou então guia em espanhol, mas exclusivo em qualquer dos casos. Por vezes optamos por um guia em espanhol porque preferimos ter um bom guia em espanhol do que um guia pouco rotinado em português. O guia tem que ser experiente, tem que ser um bom guia, e exclusivo.
É para os Estados Unidos da América que surgem algumas das novidades nas vossas propostas para 2025 ?
Nas Grandes Viagens estamos a acrescentar novos destinos, novas rotas para clientes que sempre têm viajado connosco na Europa ao longo de décadas, que viajam connosco nos circuitos exclusivos na Europa e a ideia foi estendermos depois para o resto do mundo, para as Grandes Viagens, com o conceito de produto de qualidade com que temos operado na Europa e é com isso que alargamos a programação a algumas novidades como o caso de Nova Iorque, Filadélfia e Washington.
Com este produto queremos dar a oportunidade de explorar o coração da costa leste. Entramos por Nova Iorque, fazemos as visitas que ali são obrigatórias, depois continuamos para Philadelphia que é um dos maiores palcos da história americana, passamos ainda por um grande contraste na América que é o Amish Country, onde vamos ver um bocadinho da vida dos Amish, aquela comunidade que vive de forma tão tradicional e um bocadinho agarradinha ao passado e terminamos com Washington, onde também fazemos as visitas obrigatórias.
Neste caso, aproveitamos os voos diretos da TAP de Lisboa para Nova Iorque e depois regressamos de Washington, em voo noturno, e chegamos cá no dia seguinte, ou seja, ainda aproveitamos um dia inteiro em Washington para visitas. Trata-se de uma viagem de 7 dias e 5 noites de alojamento por causa dos voos noturnos.
“ (…) o Sultanato de Omã, que resulta de um anseio antigo que tínhamos de operar este destino. Não é um destino económico, mas é um destino que tem um valor acrescentado enorme em termos culturais, em termos de natureza e é um destino diferente de qualquer outro nas Arábias”
O Sultanato de Omã é outra das novidades da Nortravel?
Sim, temos o Sultanato de Omã, que resulta de um anseio antigo que tínhamos de operar este destino. Não é um destino económico, mas é um destino que tem um valor acrescentado enorme em termos culturais, em termos de natureza e é um destino diferente de qualquer outro nas Arábias. O Sultanato é um país pequeno, mas com uma diferença muito grande em relação aos restantes porque encontramos ali muita cultura, muito património, alguma herança portuguesa inclusive, os fortes e mascates que ainda estão lá para durar, e é uma nação que abriu ao turismo, não de forma massiva, portanto ainda conseguimos ter a essência das Arábias da antiguidade, nas aldeias, nas montanhas…
Estamos a falar de um destino que tem oásis super verdejantes, montanha, contrastes de deserto com piscinas naturais… algures no meio do deserto, ou entre as montanhas, encontramos cascatas, lagos, rios, praias, palácios, mesquitas, souks, fortalezas, aldeias remotas no meio de nada… É um choque enorme para quem for porque pensa que vai para um destino tradicional do deserto e chega ali e encontra um destino que exige uma parte de caminhada, não é um destino que se faz só em autocarro, não estamos a andar dentro de museus, há muita natureza. Penso que é um destino irá surpreender imenso as pessoas.
É um produto “one shot”?
São 3 datas de partida, concretamente, 13 de abril, 4 de outubro e 6 de dezembro, porque no verão não conseguimos lá andar devido ao calor.
Vão fazer o destino com que companhia aérea?
Com a Emirates. A parceria com a Emirates é importante e também acrescenta muito valor ao produto, porque viajar com a Emirates é por si só uma experiência.
O Sri Lanka é outra das novidades da Nortravel para este ano?
O Sri Lanka é um destino que é também uma rota dos afetos, onde se nota bem a presença portuguesa. Aqui também fazemos um circuito bastante completo, uma viagem de 9 dias / 7 noites e passamos desde a parte das paisagens, das plantações de chá, a toda a parte do património e das praias, também das fortalezas com influência portuguesa. Será talvez, neste momento, um dos destinos mais completos da Ásia, quer em património, quer em natureza, aventura e praia, e este produto que estamos a colocar no mercado abrange o essencial do destino, por isso denominamos esta linha de produto “O melhor de..”, neste caso “O melhor do Sri Lanka”, e será seguramente também uma boa aposta para o mercado.
“A Nortravel, além de ser uma empresa com tradição, também é uma empresa à procura de novidades, portanto, tendo uma companhia aérea [Korean Air] a operar voos diretos, fizemos o nosso trabalho de investigação e de análise e tomámos a ousadia de apresentar três datas de partida para a Coreia do Sul”
Nas Grandes Viagens, a Nortravel tem ainda mais algum destino novo para este ano?
Vamos ter outra novidade, que é a Coreia do Sul, que é uma porta no Oriente que para nós esteve sempre fechada, nunca estivemos atentos a este destino até aparecer a companhia aérea Korean Air a abrir a rota de voos diretos entre Portugal e Coreia do Sul. A Nortravel, além de ser uma empresa com tradição, também é uma empresa à procura de novidades, portanto, tendo uma companhia aérea a operar voos diretos, fizemos o nosso trabalho de investigação e de análise e tomámos a ousadia de apresentar três datas de partida para a Coreia do Sul.
Claro que é um produto ousado no sentido em que não é um destino que esteja habituado de trabalhar com o mercado português, trabalha um pouco com o mercado espanhol, mas não muito, e isto exige muito trabalho para explicar exatamente como é a cultura portuguesa, em que é que o cliente português difere dos outros mercados, o que gerou uns quilómetros de emails trocados para conseguirmos chegar àquilo que é hoje o produto, mas finalmente em breve estará concluído para carregamento no site.
A Coreia do Sul é uma porta para o Oriente, é uma viagem ao passado, e no entanto estamos a viajar no futuro porque é uma nação muito tecnológica, mas depois está lá todo o património da antiguidade, muito bem conservado, e a cultura. Esta será, sem dúvida, uma das grandes novidades para 2025.
Nuno Aleixo – Temos ainda o Vietname e Camboja, que basicamente é o mesmo que fazíamos com o Vietname, Laos e Camboja, mas retirámos Laos para podermos dar um produto com menos dias e com preço mais atrativo.
Augusto Cardoso – Em relação à Tailândia, a nossa aposta são várias partidas – partidas bimensais a partir de maio até outubro – mas estamos ainda dependentes de garantir a parte do aéreo. Estamos a programar uma viagem de 10 dias / 7 noites e será o produto clássico do Bangkok com o Norte, com alguma experiência das tribos, dos elefantes, ou seja, sem praia.
“Estamos a notar que a Colômbia começa a ter mais procura, tanto Bogotá como a região do café e a parte das Ilhas Rosário e por isso vamos lançar “O melhor da Colômbia” que não é um produto muito atrativo em preço, mas com a qualidade que a Nortravel coloca sempre”
Na programação das Grandes Viagens têm destinos na América Latina?
Nuno Aleixo – Temos e até é uma novidade, vamos programar a Colômbia, uma experiência que vamos fazer para 2025. Estamos a notar que a Colômbia começa a ter mais procura, tanto Bogotá como a região do café e a parte das Ilhas Rosário e por isso vamos lançar “O melhor da Colômbia” que não é um produto muito atrativo em preço, mas com a qualidade que a Nortravel coloca sempre – estamos a falar de todas as refeições incluídas, hotéis de 4, 5 estrelas – é um produto muito completo, com vários voos internos, que nos deixa muita tranquilidade. Só que é um produto que ainda vai ter que amadurecer, 2025 será o ano de lançamento e o ano de consolidação será o ano seguinte, mas já começámos a sentir uma procura por parte dos clientes em relação à Colômbia.
Augusto Cardoso – Ainda em relação às Grandes Viagens, gostava de destacar o caso dos Emirados Árabes Unidos, que vamos repetir, as partidas que calendarizámos para 2024, todas saíram, e este ano vamos apostar, para já, em 4 partidas (abril, junho, outubro e novembro) com a possibilidade de alargarmos alguma coisa para o fim de ano.
Trata-se de um produto com um nível de satisfação elevadíssimo, o feedback que temos tido dos clientes tem sido incrível e estamos a falar de um produto que vem também desmistificar um bocadinho a imagem que se tem dos Emirados, que são só aquelas cidades futuristas. Aqui entramos pela cultura árabe, pela tradição, vamos ao passado perceber a evolução dos Emirados, visitamos um enorme número de museus.
No vosso site já carregaram programação de circuitos regulares. Que circuitos são estes? Em que é que diferem dos circuitos exclusivos?
Augusto Cardoso – O que estamos a fazer com os circuitos regulares é retomar uma linha de negócio que deixámos um pouco órfã quando fizemos a transição da marca da Jade Travel e que queremos retomar porque é algo que sabemos fazer bem.
O produto regular difere do produto exclusivo porque é dinâmico, mais acessível e flexível, um bocadinho à medida e ao ritmo dos clientes, ou seja, é para um segmento diferente e por isso não vai competir com o nosso produto exclusivo, antes o complementa.
Para 2025, em circuitos regulares, já temos destinos muito interessantes que vamos abrir gradualmente, aliás alguns já estão abertos. Por áreas geográficas, na América Latina estou a falar da Argentina, do Peru, da Colômbia e do Panamá, todos destinos novos.
Na Ásia, já temos a China, que já está no site e já tem reservas, e queremos colocar alguma coisa de regular também na Índia, a Indochina, a Indonésia e o Sri Lanka, que também já estão no site e com reação positiva do mercado, e o Nepal. No Sri Lanka, trata-se de um circuito exclusivo com hotéis Barceló. Na Europa, vamos ter a Arménia e a Geórgia.
Com isto, estamos a conseguir de alguma maneira reocupar um espaço que deixámos em aberto e que queremos voltar a ter. Isto vai também trazer-nos outro dinamismo em termos de produto, porque criamos outra rotina de vendas que não seja só para os circuitos exclusivos e na relação com o agente viagens que é o parceiro de excelência para nós, e sabemos que as relações também só se criam com continuidade e assiduidade.
Leia mais em: