Novo Azores Homes Resort & Spa está em linha com o desenvolvimento sustentável nos Açores, diz Berta Cabral

A importância crescente do investimento no turismo dos Açores, “pela linha de desenvolvimento sustentável” que o Governo açoriano tem vindo a trilhar, foi destacada por Berta Cabral, secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, durante a inauguração de um novo resort na ilha de São Miguel.
Situado na Fajã de Baixo, em Ponta Delgada, o Azores Homes Resort & Spa, que se divide em Grandes Vilas, Vila Superior e Vila de Luxo é composto por nove vilas, cada uma representando as nove ilhas dos Açores. Conta ainda com um centro de bem-estar, uma piscina, jardins e miradouros.
O novo resort é fruto do investimento de um emigrante açoriano, que segundo Berta Cabral, “identificou nos Açores uma oportunidade no setor do turismo e concretizou o seu investimento num ‘resort’ direcionado para o segmento familiar, um nicho estratégico e com grande potencial de crescimento”.
Um investimento, que segundo a titular da pasta do Turismo “não poderia ser mais oportuno, uma vez que a procura por alojamento no arquipélago tem vindo a aumentar, registando um crescimento sustentável desde a pandemia, com subidas significativas em 2022, 2023 e 2024”, evidenciando que os proveitos do setor têm superado o crescimento das dormidas, o que demonstra a criação e retenção de valor na Região.

“O turismo tem tido na região um impacto transversal expressivo na economia, sendo um dos setores que mais impulsiona o desenvolvimento de outras atividades, gerando emprego para quase 20 mil pessoas, correspondendo a mais de 17% da população ativa”, frisou ainda a governante, relembrando também a importância do aumento das ligações aéreos na procura turística pelo arquipélago.
“Os Açores possuem atualmente uma forte conectividade aérea com o exterior, recebendo visitantes de diversas nacionalidades ao longo do ano. Existem mais de 14 companhias aéreas a operar na região, incluindo TAP e SATA, além de outras transportadoras internacionais, que ligam os Açores a mercados-chave da Europa e dos Estados Unidos e Canadá”, exemplificando com as frequências diárias de voos para Nova Iorque, Boston, Toronto, entre outros.
A secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas destacou a aposta no turismo de longa duração, uma tendência em crescimento, que está a reduzir a sazonalidade e a atrair mais visitantes durante todo o ano, relembrando que o novo empreendimento “pode responder a esta necessidade”.