Novo avião da SATA reforça mobilidade entre as ilhas açorianas
O novo avião, um Bombardier Q400 apresentado terça feira e que transporta o nome de Vitorino Nemésio, vai reforçar a frota da SATA Air Açores, responsável pelos voos interilhas e, segundo Luís Rodrigues é uma “prova de vida” da companhia aérea açoriana.
Na cerimónia, que decorreu no aeroporto de Ponta Delgada e contou com a presença do presidente do Governo Regional e da secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, o presidente da SATA, Luís Rodrigues, considerou que o batismo da aeronave “Vitorino Nemésio” é uma “motivação extraordinária”. “Um batismo é sempre uma prova de vida. (…) Uma prova de vida é uma aposta no futuro. E por quem passou aquilo que passou nos últimos anos nesta companhia, ter um batismo e uma prova de vida é uma coisa extraordinária e um motivo de satisfação enorme”, declarou.
A chegada do novo avião, que vai reforçar a frota da SATA Air Açores é um “motivo de orgulho” para “todos os que trabalham” na companhia, afirmou ainda Luís Rodrigues que enalteceu a figura do poeta e académico Vitorino Nemésio, nascido da ilha Terceira, que “emprestou” o nome ao avião.
Também o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, homenageou Vitorino Nemésio, sublinhando ter sido ele o criador do termo “açorianidade”, um conceito que relacionou com a SATA, afirmando que a companhia tem dado um “indelével contributo” para o conceito de açorianidade.
“Estamos a trabalhar diariamente – trabalhadores, administração, Governo – para que esta missão que a SATA Air Açores desempenha seja um orgulho pelo seu histórico e uma esperança pelo seu futuro”, afirmou o governante açoriano, acrescentando que o nascimento da SATA “foi uma forma de unir os Açores, dar mobilidade aos açorianos”.
A nova aeronave Bombardier Q400, que tem capacidade para transportar 78 passageiros tem como missão corresponder ao reforço da operação interilhas, que se espera venha a ter este ano um incremento na ordem dos 21%, em relação ao ano de 2019. A companhia tem operado uma média de 74 voos interilhas diários, cerca de 432 voos semanais, o que resulta num vai e vem constante entre as ilhas do arquipélago dos Açores.
Com a integração desta nova aeronave, a SATA Air Açores passou a operar com uma frota de sete aeronaves: cinco equipamentos Bombardier Q400 e dois Bombardier Q200.