Nova plataforma digital BARTURS para apoiar o setor do turismo em Portugal já está online
A BARTURS, a nova plataforma digital que oferece uma visão atualizada e rigorosa sobre o setor do turismo em Portugal, foi apresentada oficialmente no dia 26 de maio, no Hotel Meliá Lisboa Aeroporto, e já está disponível para consulta.
Desenvolvida pelo KIPT CoLab – Laboratório Colaborativo para a Inovação no Turismo, a BARTURS fornece indicadores dinâmicos que permitem acompanhar, em tempo real, aspetos como o Net Promoter Score (NPS), clima económico, expetativas, níveis de satisfação, perceções e turnover. Além da componente quantitativa, a plataforma inclui ainda uma análise qualitativa dos fatores que impactam o turismo, integrando dados oficiais, contributos dos profissionais do setor e modelos de previsão.
Segundo Pedro Machado, secretário de Estado do Turismo, “Portugal precisava de uma ferramenta como esta, que recolhe informação fiável e a transforma em conhecimento útil para o setor. A BARTURS responde a essa necessidade com precisão e visão estratégica. Os dados servem para justificar as nossas escolhas, ajudam também a acabar com mitos. O setor do Turismo em Portugal ainda é muito recente, mas é muito poderoso e tem uma grande margem de crescimento”.
Catarina Paiva, administradora do Turismo de Portugal, sublinha que “esta plataforma traz uma visão integradora e transparente da atividade turística, permitindo que todos – desde gestores a residentes – tenham voz e acesso à realidade do setor. Os dados são cada vez mais importantes nos processos de decisão, e o foco está na distribuição da informação”.
“A BARTURS é uma plataforma muito útil e bem estruturada, que vai certamente apoiar o turismo de forma mais informada. Agora, é importante que se siga esta lógica também para o setor da restauração, que precisa de ferramentas semelhantes para acompanhar a sua evolução e desafios”, reforça ainda Ana Jacinto, secretária-geral da AHRESP.
Para Antónia Correia, presidente do KIPT CoLab, “esta ferramenta digital nasce para impactar o modo como os dados são retirados e analisados dentro do setor português do Turismo.”
Com cinco áreas públicas — KPIs, Previsões, Perceções, Opiniões e Contributos —, a BARTURS pretende ser a principal referência na avaliação de desempenho e dinâmicas turísticas no país. O objetivo é disponibilizar informação fidedigna, acessível e útil para apoiar a decisão de gestores, investigadores, decisores públicos e trabalhadores do setor. A plataforma, conta ainda com uma área privada dedicada às empresas do setor, com KPIs do seu negócio, análises de benchmarking determinantes para o seu posicionamento competitivo, NPS personalizado e previsões para a sua atividade.


