Nortravel tem vasta programação para Portugal: “Não mandamos apenas pessoas para fora”, afirma Nuno Aleixo
Madeira, Porto Santo e as ilhas dos Açores, são destinos portugueses para onde a Nortravel apresenta, desde há muito, uma vasta programação. A aposta nos dois arquipélagos vai continuar em 2025, com uma novidade nos Açores: a Ilha Graciosa.
Os operadores portugueses às vezes são olhados como “aqueles senhores que querem mandar pessoas para fora”, mas a Nortravel tem uma forte tradição de circuitos e de programação diversificada para as ilhas portuguesas. Eu ia começar pela Madeira e Porto Santo. O que é que vocês vão ter este ano?
Na Madeira vamos dar continuidade aos produtos que temos como o circuito da Madeira de 5 dias, que fazemos desde há 20 anos, e desde há cerca de 7 ou 8 anos temos o circuito da Madeira de 4 dias. Na realidade estamos a falar do mesmo circuito, com o mesmo número de visitas, só que um faz 3 noites, outro 4 noites. Isto permite-nos ter uma contratação hoteleira baseada em 7 noites, o que agiliza mais a contratação.
Também na Ilha da Madeira fazemos um combinado com o Porto Santo, fazendo um “full day” à Ilha do Porto Santo, sem estadia porque é impossível no verão podermos lá ficar apenas uma noite, mas com as ligações por barco do Lobo Marinho, conseguimos ir da Madeira ao Porto Santo e regressar à noite a tempo de jantar, já no Funchal. É um circuito que também tem muita procura porque aquele cliente que tem interesse em conhecer o Porto Santo mas não é um cliente de praia tem aqui o produto ideal.
As dificuldades da Madeira são conhecidas, o crescimento da procura internacional dificulta-nos muito a contratação a preços atrativos para o continental que normalmente quer ficar na zona mais central no Funchal e nós já não temos os hotéis que gostaríamos de ter porque os preços começam a ser proibitivos para o mercado nacional. Também no arquipélago da Madeira, temos os voos da TAP para o Porto Santo num período bem alargado, onde vamos garantir cerca de 80 lugares semanais.
Para o Porto Santo é à partida de Lisboa e do Porto?
À partida de Lisboa. Podemos fazer também do Porto mas será sempre com ligação Porto-Lisboa.
Ainda em relação à Madeira, tanto para o período de 4 como de 5 dias, a programação é para um período muito lato de tempo?
Nós temos dois tipos de produto. Temos o circuito exclusivo, um pouco como temos no internacional, com datas fixas de partida que basicamente são semanais nas épocas altas, em que a estadia é de 4 e 5 noites.
Depois, para continuar a dar oferta durante todo o ano, criámos o “Essências da Ilha da Madeira”, um programa que já permite flexibilidade ao nível do número de noites, que são 3 ou 4, e tem sempre englobado passeios regulares feitos em carrinhas de 9 lugares, e sejam duas pessoas, sejam 4, as saídas estão sempre garantidas com um preço muito atrativo. Os transferes também estão todos incluídos, e o programa de 5 dias inclui um passeio de catamarã no Largo da Baía do Funchal.
O “Essências da Madeira” tem tido uma procura muito grande porque é um produto que tem saídas diárias. Além disso, é um produto que não é só avião e hotel, tem também visitas à Ilha, e isso torna-o muito atrativo porque o cliente se quiser ficar num hotel mais económico pode fazê-lo ou se quiser ficar num hotel mais sofisticado obviamente terá também essa possibilidade. Portanto, é um produto dinâmico que também complementa a nossa oferta para a região.
“(…) temos esta novidade que foi conseguir complementar a Ilha Graciosa e mal lançámos este produto para o mercado começou logo a haver muita curiosidade, as pessoas estão a falar, querem este produto com a Graciosa porque há muitos clientes que já foram aos Açores mas nunca foram à Graciosa”
Relativamente aos Açores, este ano vai haver uma novidade?
A grande novidade é a Ilha Graciosa. Há 2 anos, em 2022,conseguimos concretizar um sonho antigo que foi fazer o circuito das 9 Ilhas, uma novidade. Depois tivemos 3 saídas em 2023 e em 2024 repetimos, só que um produto destes é muito complexo porque qualquer coisa ali no meio que possa falhar, ou um barco ou um avião, encrenca tudo a nível operacional.
A questão é que nós descontinuámos este produto para 2025, no entanto, havia uma Ilha, a Graciosa, para a qual há muita procura no continente e para a qual quase não há oferta, a começar no alojamento, porque basicamente só tinha o Inatel que agora mudou de mãos.
O que se passa é que conseguimos encontrar um produto da Terceira combinado com a Graciosa e com a Ilha de São Miguel. Obviamente, São Miguel e Terceira entram sempre porque é a partir da Terceira que conseguimos fazer a ligação para a Graciosa e São Miguel é uma ilha que se faz, duas, três, quatro vezes… Portanto, temos esta novidade que foi conseguir complementar a Ilha da Graciosa e mal lançámos este produto para o mercado começou logo a haver muita curiosidade, as pessoas estão a falar, querem este produto com a Graciosa porque há muitos clientes que já foram aos Açores mas nunca foram à Graciosa.
Tirando esta novidade, temos a continuidade dos outros circuitos de maior procura, que são o circuito de São Miguel, em que temos uma oferta muito grande –temos este programa em cerca de 30 semanas – e o circuito de São Miguel e Terceira, também com grande procura, aliás são os dois bestsellers da Nortravel.
Depois, temos o programa “As 4 Ilhas do Grupo Central” que são São Miguel, Terceira, Pico e Faial, em que temos um atrativo bastante grande e outros produtos mais virados para a natureza como o “Açores Maravilhoso” que também faz as 4 ilhas principais.
Os Açores também estão a sofrer um pouco com a pressão internacional e com os preços em crescendo, ou seja, há falta a disponibilidade e os preços estão bastante elevados e nós, continentais, sofremos um pouco para conseguirmos ir às Ilhas nas alturas de maior procura.
Programação para Portugal Continental e Espanha
E a programação para o Continente?
Vamos continuar com os circuitos da Península Ibérica, que se iniciaram na altura do Covid com a Nacional 2, e em termos de Espanha temos uma novidade que é o “Castela, País Basco e Rioja”. É uma restruturação de um produto que nós já tínhamos visitando a Rioja, mas vamos condensá-lo mais e não vamos tão longe.
É um circuito que sai de Portugal?
Sim, o autocarro sai de Lisboa, alguns saem do Porto também, outros de Coimbra, dependendo do produto. Por exemplo, nós temos o “Picos da Europa” com entrada em Lisboa e em Coimbra, sendo que os passageiros do Porto vão ter a Coimbra de comboio e a partir daí integram-se no grupo, e o “Andaluzia” que sai de Lisboa e vai para o Sul, e tem sido também um dos nossos best-sellers.
Estes circuitos são de 8 dias?
Não, são circuitos de 5 ou 6 dias, dependendo do produto. São circuitos tradicionais, para as pessoas que não querem andar de avião e querem sair logo de Lisboa de autocarro.
Temos também o “Nacional 2”, um produto que lançámos na pandemia e que temos mantido É um produto que já se consolidou, todos os anos as pessoas vêm muito surpreendidas com a qualidade do interior do Portugal. É muito atrativo e eu acho que as entidades conseguiram estabilizar um produto muito bom, fruto de muita conversa entre eles, entre as várias autarquias que se uniram em torno de um objetivo e é importante que isso tenha sido conseguido.
Portanto, o que referiu de nós não mandamos apenas pessoas para fora, é verdade.
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