Nortravel aposta em charter para Malta e lança circuito com Sicília que “está com muita procura” diz Nuno Aleixo

Na segunda parte da entrevista a Nuno Aleixo, diretor-geral da Nortravel, focámo-nos na oferta charter que o operador apresenta para este verão e em que há várias novidades. O retomar, este ano com maior força, dos Circuitos Europeus, produto tradicional do operador e o regresso dos “Cruzeiros Nortravel”, foram também temas que abordámos.
Como é que correu o período da Páscoa para a Nortravel? Atingiram os objetivos que tinham perspetivado?
O chamado período da Páscoa na Nortravel é desde sempre analisado como o primeiro quadrimestre do ano, dado que a Páscoa varia em termos de calendário e por vezes tem uma variante de várias semanas.
Nunca é um período de grande afirmação da Nortravel porque as grandes operações ainda não iniciaram, no entanto já é uma primeira amostra do que pode ser o verão, principalmente este ano em que temos a retoma dos circuitos europeus, onde estamos com mais produto e uma força muito maior em relação a 2022. O ano passado tivemos um início ainda com a variante Ómicron que foi muito limitador em termos de produto que colocamos no mercado e da procura por parte dos passageiros.
Este ano já foi totalmente diferente, no primeiro quadrimestre atingimos os objetivos que tínhamos traçado e em Abril ficámos em linha com o orçamentado, o que nos deixou muito satisfeitos.

Foi um período em que retomámos os circuitos para as ilhas portuguesas e em que já fizemos várias saídas para circuitos na Europa, dentro do novo conceito que implementámos desde 2022 que são os minicircuitos. Temos os circuitos tradicionais de oito dias e começamos com os quatro dias e foi precisamente em abril que demos o pontapé de saída, fazendo seis programas nessa altura.
O que também ajudou aos resultados do mês de Abril e do quadrimestre, foi o charter para o Egito que já programámos o ano passado mas que ainda é novidade, com saída de Lisboa para o Cairo. Foi o nosso primeiro voo deste ano, saiu no dia 30 de abril, completamente cheio, e é uma operação direcionada a um tipo de cliente muito especifico que quer conhecer, ou rever, a parte mais cultural daquele país.
Este ano vão ter quantas partidas em charter para o Egito? Mantêm as características de percurso do ano passado?
Este ano estão programadas seis partidas e a nossa proposta é os clientes fazerem o produto mais característico da oferta do Egito, que é o Cairo com o cruzeiro no Nilo e Abu Simbel que será feita de avião, deslocação que já está integrada no programa, o que permite assim fazer os combinados. Estes charters são pontuais e são quase todos fora da época alta de férias dos portugueses, devido às temperaturas que se fazem sentir no Egito nesse período do ano.
A próxima saída será a 16 de de Julho e já está com uma ocupação de 85%, o que nos deixa muito agradados. A partida programada para final de setembro já está esgotada, por isso vamos fazer mais um voo. Isto tem a ver com o facto de os clientes procurarem épocas em que as temperaturas no destino são mais amenas.
Programação charter para Cabo Verde tem sido um êxito no período de vendas antecipadas
O período de vendas antecipadas parece ter corrido bem para todos, mas não para todos os destinos. No caso da Nortravel o que é que tem tido mais procura?
Para 2023, o nosso grande desafio é retomar os produtos que tínhamos em 2019, com os circuitos, os cruzeiros e as grandes viagens com tudo incluído e acompanhadas por guia a falar em português, para além dos circuitos nas ilhas portuguesas que já fizemos em 2022.
Não lançamos ainda este ano todos os programas que tínhamos em 2019, mas programamos a maioria deles até porque, como o mercado sabe, essa é a grande bandeira que sempre identificou a Nortravel desde a sua criação e está a ter muita procura.
Esta programação é feita em paralelo com a programação charter, onde temos foco no destino de Cabo Verde que tem sido um êxito no período das reservas antecipadas para o verão, o que já nos levou a colocar mais um voo à partida do Porto, passando a dois voos semanais para a ilha do Sal, a que acresce um voo, também do Poro, para a ilha da Boavista.
E de Lisboa para Cabo Verde como vai ser a programação?
São conhecidos de todos os problemas de slots no aeroporto de Lisboa e infelizmente também nos tocou a nós, o voo que tínhamos programado de Lisboa para a Ilha do Sal teve de ser eliminado. Todos os clientes a quem tínhamos vendido as férias no Sal, foram recolocados em voos da TAP.
Mudámos a estratégia e conseguimos, também com TAP, um número de lugares idêntico ao que tínhamos no avião da Enter Air que iria fazer o charter durante o verão, garantindo a nossa programação à partida de Lisboa para este destino. Para a ilha da Boavista toda a nossa operação à partida de Lisboa já estava desenhada para ser feita em voos regulares da TAP.
“…introduzimos uma oferta que é novidade neste charter, concretamente um outro circuito com chegada e partida de Malta. Este novo produto dá a possibilidade de combinar, em circuito, as ilhas de Malta e da Sicília, com três noites de um lado e quatro noites do outro, com a travessia entre ambas as ilhas a ser feita de ferry”
Para além daqueles de que já falámos, que outras operações charter têm delineadas pera o verão?
Temos duas grandes apostas para este verão que são operações para destinos onde nós não tínhamos tradição em charter. São os dois à partida do Porto, sendo um para a ilha de Malta, e outro para a ilha da Madeira (ler aqui).
Os voos charter do Porto para Malta começaram a criar um ritmo de vendas em abril, estamos muito satisfeitos com o posicionamento das vendas e muito otimistas. Não estamos a falar de um produto de sol e praia, estamos a falar de uma ilha com mar, com algumas praias, um pouco o que se passa com a ilha da Madeira, mas que oferece um conteúdo cultural muito grande.
Cerca de 60% das vendas que já temos são para fazer circuito, porque introduzimos uma oferta que é novidade neste charter, concretamente um outro circuito com chegada e partida de Malta. Este novo produto dá a possibilidade de combinar, em circuito, as ilhas de Malta e da Sicília, com três noites de um lado e quatro noites do outro, com a travessia entre ambas as ilhas a ser feita de ferry. Esta nova proposta que colocámos no mercado está com muita procura, muito pela novidade mas também pelo seu conteúdo cultural.
Para finalizarmos a passagem pela vossa oferta charter para este ano, falta só falar da vossa operação para a Jordânia. Como é que está a correr?
É um voo que vai entrar por Aqaba e sair por Amã, o que permite fazer um circuito por toda a Jordânia, fazer o deserto e alguns combinados muito interessantes. Vamos fazer dois voos este ano, a 9 de junho com partida de Lisboa e a 16 de Setembro à partida do Porto.
As taxas de ocupação em finais de abril estão acima dos 60% e continua com boa procura o que nos deixa tranquilos. Esta será uma aposta para continuar em 2024 aumentando o número de frequências para o destino, estado nós a pensarmos mesmo em podermos triplicar a oferta.
Retoma dos circuitos europeus e dos “Cruzeiros Nortravel”
Quanto à retoma dos circuitos europeus, quais são os que estão a ter mais procura e quais as vossas maiores apostas para este ano?
Os que estão a ter maior procura são os circuitos em Itália. Temos várias opções em Itália que vão desde os circuitos de quatro dias como o da Toscânia Clássica, aos mais tradicionais, e temos sentido também uma boa procura por circuitos nas Ilhas Britânicas, estou a falar tanto das duas Irlandas como da Escócia que continua a ter uma procura muito elevada. Nas últimas semanas temos sentido também um crescendo da procura pela Europa Central e pelo Báltico, o que nos desfaz as dúvidas que tinham sobre se os portugueses já iam aderir este ano a viajar para a região do Báltico mas posso já dizer que das oito partidas que tínhamos previsto fazer para esta região pelo menos quatro já estão garantidas.
Produto que regressa este ano à vossa programação são os denominados “Cruzeiros Nortravel”. Como está a correr a procura?
Este ano, de uma forma algo tímida, colocámos no mercado apenas três produtos: os Fiordes da Noruega, o Cruzeiro da Islândia e uma novidade que a MSC Cruzeiros tem à saída de Atenas que é um cruzeiro que vai à Grécia, à Turquia, a Israel e ao Chipre e posso dizer que o sucesso foi muito grande, os clientes retomaram rapidamente a compra dos cruzeiros Nortravel.
Esta procura deixa-nos uma perspetiva muito positiva para em 2024 podermos ter uma oferta idêntica de cruzeiros àquela que tínhamos em 2019. Lembro que estas são viagens muito cuidadas, com a noite anterior à partida do cruzeiro programada, com guia acompanhante e as excursões incluídas, com as bebidas incluídas, portanto um produto de qualidade que teve uma grande procura e temos as datas praticamente todas esgotadas este ano.
Os cruzeiros Nortravel são um pacote que podemos chamar de um produto “chave na mão” à saída de Portugal, estando incluídos os voos, a noite anterior à partida do cruzeiro, uma excursão em cada porto, as bebidas a bordo e um guia que acompanha toda a viagem.
O que é que a Nortravel já tem planeado colocar no mercado durante o inverno, que claro inclui o fim de ano?
Para o pós verão vamos retomar o que programávamos nesse período na pré pandemia, ou seja, vamos apostar nos circuitos de quatro dias na Europa, alargando até a oferta, e aproveitar bem os feriados que formos tendo para apresentarmos um produto tipo escapadinha, como já fizemos o ano passado com os mercados de Natal na Europa.
Vamos manter no outono e inverno alguns dos circuitos que temos para os Açores e para a Madeira, que já é um clássico da Nortravel.
Para a altura do fim de ano, estamos a avaliar a possibilidade de avançarmos com algumas operações especiais de longo e médio curso para a Europa, com o objetivo de darmos ao mercado um pouco mais de oferta, mas ainda não temos nada totalmente definido para além das propostas que iremos fazer para o Brasil, em voos da TAP, e da ilha da Madeira para onde o ano passado comercializámos mais de 300 pacotes para o réveillon.
Leia aqui a primeira parte da entrevista a Nuno Aleixo, diretor-geral da Nortravel, em que se falou da operação charter para a Madeira e da programação do operador para os Açores.