No Pico de 9 a 12 de novembro: Encontro Regional de Turismo dos Açores vai estar “de olhos postos no futuro”
“Turismo… de olhos postos no futuro” é o tema do Encontro Regional de Turismo dos Açores que decorrerá na ilha do Pico de 9 a 12 de novembro. Organizado pelo Governo dos Açores, através da Secretaria Regional de Turismo Mobilidade e Infraestruturas, o Encontro vai contar com cerca de 150 participantes, entre especialistas regionais e nacionais de diferentes áreas.
O Encontro tem início no dia 9 de novembro, após o almoço, com um workshop ainda a definir, estando a Sessão de Abertura, no Auditório Municipal da Madalena, marcada para as 18h30. Segue-se, pelas 19h00, uma sessão intitulada “à Conversa com…” em que será analisado o tema “A revalorização do setor vitivinícola e o impacto no turismo”, com a intervenção de Filipe Rocha, da Azores Wine Company e outros oradores ainda não confirmados.
No dia 10, às 09h30, o tema em debate será “Como fazer Omeletes sem Ovos: Rentabilizar Recursos na Promoção de um Destino”. Com a moderação de Rosa Costa, diretora Regional do Turismo, o painel contará com a intervenção de Filipe Roquette, administrador da Bloom Consulting e Rami Moughabghab, fundador da Viviumproperties.
“Como Promover e Destacar o Verdadeiro Valor da Sustentabilidade no Turismo” será o tema em análise no segundo painel do evento, em que irão Ricardo António, fundador da ETHICAL; Luis Madureira, da PhD Researcher e Pedro Wilton, da Systemic.
Já o 3º painel abordará a “Captação e Exigência de Mercados Prioritários”. Moderado porLídia Monteiro, Vogal do Conselho de Administração do Turismo de Portugal, o painel contará com as intervenções de Pedro Quintela, Sales & Marketing General Manager da Abreu; Celina Tavares, diretora do Turismo de Portugal nos Estados Unidos da América e Lina Leite, fundadora da Pura Communications.
O dia 11 de novembro tem início com a apresentação, no Auditório da EBS São Roque, do PEMTA2030 – Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo (PEMTA) para 2023-2030, por José Toste, vogal na Estrutura de Sustentabilidade do Destino Turístico | Azores DMO.
Antes da sessão de encerramento, marcada para as 12h30, haverá ainda a quarta sessão de trabalhos, que será subordinada ao tema “Otimização de Negócios através da Inteligência Artificial”. As intervenções estarão a cargo de Joanna Krywalski Santiago, professora no ISEG e Nuno António, cocoordenador da pós-graduação em Business Intelligence e Analytics paraHotelaria e Turismo da NOVA IMS/CTO ITBASE.