No mês de abril “Abre Asas até Mondim” para visitar o município
O ano passado foi em março, este ano é abril o mês escolhido para a campanha “Abre Asas até Mondim”. Uma campanha que vai já na sua 3ª edição e com a qual Mondim de Basto, no distrito de Vila Real, pretende captar mais turistas.
Atrair visitantes ao concelho durante um mês que está ainda longe do verão e em que há uma maior carência de turistas na região, e com isso esbater a sazonalidade é o objetivo da campanha “Abre Asas até Mondim” que assenta na promoção de quatro produtos estratégicos: gastronomia, cultura, desporto e natureza.
Tal como já aconteceu em anos anteriores, a terceira edição do “Abre asas até Mondim” quer levar os visitantes à descoberta do património natural, gastronómico e cultural do concelho, dando-lhes a conhecer tudo o que pode ser feito no território, desde caminhadas, passeios de mota e de todo o terreno, trilhos de bicicleta, canoagem, ‘rafting’ e ‘canyoning’, parapente e o ‘trail’ Fisgas de Ermelo.
“Conjugamos os melhores ‘spots’ de natureza, atividades ao ar livre e a gastronomia e a música”, salientou Bruno Ferreira em declarações à agência Lusa, sublinhando que “ano após ano há mais pessoas” a “aterrar em Mondim”.
Fim de Semana Gastronómico, realizado em conjunto com a Turismo do Porto e Norte de Portugal, nos dias 26, 27 e 28 de abril; a caminhada do vinho verde “Sabores e Paisagens de Atei: entre solares e vinhedos” que inclui uma prova de vinhos verdes e de iguarias tradicionais, ao mesmo tempo que dá a conhecer as paisagens da sub-região de Basto e solares históricos desta região; o ‘trail’ Fisgas de Ermelo no dia 21 de abril; o III Off Road TT – Todas ao Monte e rafting são apenas algumas das muitas iniciativas previstas, e que podem ser consultadas em https://visit.mondimdebasto.pt/index.php/abre-asas-ate-mondim-2024.html
Para lá das iniciativas, há que contar contar com o muito que há a visitar, na região, como as quedas de água das Fisgas de Ermelo, na serra do Alvão, com 400 metros, o Santuário da Senhora da Graça, onde termina uma das etapas da volta a Portugal em bicicleta, bem como de delícias gastronómicas como a carne maronesa DOP (Denominação de Origem Protegida) e o pão de ló húmido.
As iniciativas são realizadas em conjunto com empresas e associações do concelho e, segundo o presidente, “ano após ano há mais pessoas” a “aterrar em Mondim”.
Foto: © Câmara Municipal de Mondim de Basto