NEYA Porto Hotel é “Carbono Zero”
À imagem do que acontece co a unidade do grupo em Lisboa, desde 2018, também o NEYA Porto Hotel recebeu agora a Certificação Carbono Zero. Já o NEYA Lisboa viu revalidada a sua neutralidade carbónica.
Com duas unidades hoteleiras de quatro estrelas no país, em Lisboa e Porto, o grupo NEYA Hotels é dos poucos grupos hoteleiros em Portugal neutros em emissões de carbono, contribuindo para a mitigação do aquecimento global e das alterações climáticas do planeta.
Em nota à imprensa, o grupo afirma que esta preocupação com o meio ambiente “está no seu ADN”, tanto que a reabilitação dos edifícios de Lisboa e Porto foi baseada em “tecnologias inovadoras e sustentáveis, como o isolamento térmico, instalação de painéis solares fotovoltaicos para aquecimento das águas e produção de energia, lâmpadas LED em 95% da iluminação, sensores de movimento para a iluminação, sistema de ar condicionado de baixo consumo (VRV) e medidas eficazes para a separação de resíduos”.
O grupo recorda ainda que, além do total abastecimento de energia verde aos hotéis, é feita a gestão centralizada de energia dos edifícios e formação e sensibilização dos colaboradores e clientes.
Se estas são matérias que não são visíveis para o hóspede, o que está mesmo ante os seus olhos é a não utilização de plásticos, seja em garrafas, copos ou palhinhas. Nos quartos, há caixotes de lixo para separação dos resíduos e existem mensagens de consciencialização para o uso de água durante a estadia, bem como para a reutilização de toalhas. Já para evitar o uso de viaturas, ambas as unidades hoteleiras disponibilizam gratuitamente bicicletas que os hóspedes podem pedir na receção. Existe, ainda, a possibilidade de fazer carregamento de viatura elétricas, no NEYA Porto.
“É desta forma que o grupo hoteleiro consegue tornar os seus hotéis neutros em emissões de carbono, contribuindo para um planeta mais verde e saudável”, lê-se na mesma nota.