Newtour/MS Aviation oferece 15,2M€ por 76% da Azores Airlines. Governo açoriano analisa a proposta sexta-feira

Para a aquisição de 76% da Azores Airlines, o consórcio Newtour / MS Aviation oferece 15,2 milhões de euros, propondo, além disso, a entrada de Carlos Tavares e Paulo Pereira da Silva como parceiros. A notícia foi avançada esta quarta-feira pelo jornal Açoriano Oriental. O Governo dos Açores vai analisar a proposta esta sexta-feira.
Em declarações aos jornalistas nas Lages do Pico, onde se encontra em visita, José Manuel Bolieiro mostrou-se satisfeito com a nova proposta do consórcio Newtour / MS Aviation, afirmando que se trata de“uma boa notícia para os Açores”. Além disso adiantou que a proposta será analisada já esta sexta-feira, no Conselho do Governo.
O que também deixa satisfeito o presidente do Governo Regional é o facto de poder ter uma solução para a Azores Airlines dentro do prazo estipulado. “Devo dizer que estamos a seguir um caminho que corresponde ao nosso compromisso [de] té ao final de 2025, no âmbito do plano de reestruturação, ter uma solução para a Azores Airlines”, disse.
Sobre as questões de idoneidade relativas ao consórcio, o presidente do Governo Regional dos Açores afirmou que elas “foram levantadas pelo júri e não pelo governo”, frisando que o executivo “pautou-se apenas pela preocupação de defesa do interesse da região e do valor do ativo que, na sequência de uma avaliação, aumentou”.
A propósito, recordou que a proposta inicial apresentada pelo consórcio, que foi razão para suspender o processo, “avaliava o ativo em cerca de seis milhões” quando um estudo realizado posteriormente apontou para um valor mínimo de 20 milhões.
Sobre a possível entrada no consórcio de Carlos Tavares (ex-CEO da Stellantis) e Paulo Pereira da Silva (empresário ligado ao turismo e ao setor agro-alimentar), o presidente do Governo Regional disse que isso “ajuda a dar tranquilidade” na componente da idoneidade e na capacidade de uma gestão “altamente profissionalizada”.
A proposta do consórcio terá agora que ser analisada pelo júri do concurso, a quem cabe a decisão
A proposta será analisada pelo júri do concurso, mas vai aproveitar a reunião do Conselho do Governo, a realizar na ilha do Pico, para informar o conselho de administração da SATA “para prosseguir o processo, passando, obviamente a responsabilidade, agora, como deve ser nos termos legais, ao júri”.
Em 09 de dezembro de 2024, o presidente do Governo dos Açores confirmou que a SATA e o consórcio Newtour/MS Aviation estão a negociar a privatização da Azores Airlines e adiantou que a região vai assumir a dívida da companhia aérea.
O executivo anunciou, em 02 de maio, o cancelamento do concurso de privatização e o lançamento de um novo, alegando que a companhia estava avaliada em seis milhões de euros no início do processo e vale agora 20 milhões.
A decisão surgiu depois de, em abril do ano passado, o júri do concurso público da privatização ter mantido a decisão de aceitar apenas um concorrente, admitindo reservas quanto à capacidade do consórcio Newtour/MS Aviation em assegurar a viabilidade da companhia.
O consórcio candidato interpôs uma providência cautelar contra a decisão do executivo (que foi considerada improcedente pelo tribunal), e, em setembro, mostrou-se “preocupado com a incerteza e com a aparente inércia em torno do processo de privatização”.
Em junho de 2022, a Comissão Europeia aprovou uma ajuda estatal portuguesa para apoio à reestruturação da companhia aérea de 453,25 milhões de euros em empréstimos e garantias estatais, prevendo medidas como uma reorganização da estrutura e o desinvestimento de uma participação de controlo (51%).