NEST leva Design Thinking às PME de turismo em roadshow a partir de 6 de dezembro

O NEST – Centro de Inovação do Turismo acaba de apresentar o projeto “Think Talks on the way by NEST”, destinado a explorar a metodologia do Design Thinking com particular ênfase no setor do turismo, levando a iniciativa num roadshow já a partir de 6 de dezembro.
O primeiro evento decorre em Lisboa, passando depois por Coimbra dia 13 de dezembro, Portimão a 10 de janeiro de 2024, Porto a 17 de janeiro e Covilhã a 24 de janeiro.
O projeto “Think Tanks by NEST” estreou-se em formato digital na sua primeira edição, em 2020. Devido ao sucesso do evento, o NEST decidiu dar continuidade ao projeto em formato presencial, contando com o apoio de diversos parceiros locais para levá-lo a várias cidades do país.
Na versão presencial, o evento estará centrado em agendas específicas que convidam PME do setor do Turismo a aplicar a metodologia do Design Thinking nos seus próprios negócios. O objetivo é torná-los mais eficientes, criativos e rentáveis.
Na agenda do programa, os participantes terão acesso a vários momentos. Uma sessão de boas-vindas, onde os participantes terão a oportunidade de descobrir como o NEST utiliza o Design Thinking para moldar o futuro do turismo e como podem juntar-se a essa jornada de inovação. Uma Masterclass apresentada pelo diretor-executivo, Roberto Antunes, que explora a transição digital no turismo, destacando as oportunidades que essa transformação oferece ao setor. Uma apresentação da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restaurantes e Similares de Portugal), sobre as vantagens de ser associado, assim como uma apresentação da oferta formativa da Escola de Turismo. E também uma sessão de capacitação sobre como aplicar o Design Thinking nos negócios, em que os participantes terão acesso a um workshop interativo que os ajudará a despertar o seu potencial de inovação. Todas as atividades serão adaptadas de acordo com o local.
Roberto Antunes destaca que “o Design Thinking combina o que é desejável do ponto de vista humano com o que é tecnologicamente e economicamente viável”, acrescentando que “muitos líderes de negócios adotam esta metodologia como uma abordagem de senso comum para resolver problemas complexos, sendo uma ferramenta fundamental para os negócios de hoje em dia, pois permite criar soluções inovadoras centradas no cliente que são adaptáveis e promovem sobretudo a colaboração”.
“Juntos, e pondo mãos à obra, os participantes poderão contribuir para a criação de uma indústria mais vibrante e sustentável, usando uma metodologia inovadora. Este evento é uma oportunidade para aqueles que desejam explorar as últimas tendências em inovação no turismo e transformação digital. Incentivamos as PME que participem e façam parte da mudança no setor, e se quiserem, tragam um colega, parceiro de negócios, ou simplesmente alguém que considerem ter a mesma vontade de inovar”, reforça o mesmo responsável.
As PME interessadas em obter mais informações sobre o programa e realizar a sua inscrição podem visitar o site oficial do evento.