NEST integra projeto europeu TOURBIT que vai apoiar 60 PME de turismo no processo de digitalização

O NEST, Centro de Inovação do Turismo faz parte das oito organizações que vão cooperar no Programa de Aceleração Digital TOURBIT, que durante 10 meses vai apoiar mais de 60 PME de turismo no seu processo de transformação digital. O programa tem um orçamento global de 1.331.570 euros, dos quais 520 mil euros serão encaminhados para PME de turismo.
As empresas interessadas podem candidatar-se até 23 de março e o convite à apresentação de propostas para selecionar as PME é lançado a nível transnacional em Espanha (Catalunha), França, Eslovénia, Bélgica, Finlândia, Islândia e Portugal.
Os beneficiários do Programa de Aceleração Digital terão diversas vantagens como mentoria e apoio técnico para a implementação do seu projeto, formação em digitalização por peritos, acesso à rede internacional da comunidade de inovação turística online TourBIZZ, visibilidade através das comunicações do TOURBIT e um apoio financeiro de 8 mil euros para PME localizadas na Catalunha, Portugal e Eslovénia, ou 9 mil euros para PME localizadas em França, Bélgica, Islândia e Lapónia.
Ao apresentarem o seu projeto de transformação digital, as empresas terão a oportunidade de obter financiamento e implementá-lo com o apoio de um mentor/expert de serviços e ter acesso a uma rede internacional. O TOURBIT irá selecionar e admitir prestadores de serviços numa pool a partir do qual as PME poderão escolher o prestador mais apropriado para apoiar a implementação do seu projeto.
Os candidatos ao convite à apresentação de propostas devem ser pequenas ou médias empresas (PME) registadas num dos territórios da parceria – Catalunha, Portugal, Lapónia, Eslovénia, Islândia, Bélgica e França -, e devem pertencer a uma das seguintes categorias da indústria do turismo: hotéis e alojamentos similares, parques de campismo, parques de veículos recreativos e parques de caravanas, agências de viagens e operadores turísticos.
Para além desta chamada a pequenas e médias empresas do setor, o programa convida ainda os profissionais e empresas interessadas a candidatarem-se à admissão na pool de prestadores de serviços e, por consequência, a terem a possibilidade de serem contratados por PME de turismo para apoiar a implementação do seu projeto.
Roberto Antunes, diretor executivo do NEST , acredita que a “inovação pode ser impulsionada pela digitalização ao mesmo tempo que gera mais eficiência económica e ambiental e traz oportunidades sem precedentes para as PME do turismo, tais como o desenvolvimento de novos produtos e serviços, processos, acesso a novos mercados e uma melhor experiência do cliente”, rematando ainda que a “digitalização abre oportunidades, mas, tal como outras forças globais da indústria, coloca muitos desafios às empresas do setor.
Recorde-se que o projeto TOURBIT teve início em janeiro de 2022 e irá trabalhar nas atividades e objetivos do projeto até junho de 2024.