Negócios no setor das viagens e turismo caíram 43% no quadrimestre

Entre Janeiro e abril de 2023 foram anunciados 219 negócios a nível global no setor das viagens e turismo, o que representa uma queda de 43% em relação aos 384 negócios anunciados no período homólogo 2022, segundo a GlobalData, empresa dados e análises.
“A atividade de negócios no setor de viagens e turismo sofreu um revés significativo em vários mercados e regiões importantes”, afirma Aurojyoti Bose, analista da GlobalData, que relaciona a queda no n´mero de anúncios de negócios com a “cautela dos investidores” face à incerteza das condições económicas, às tensões geopolíticas e ao temor de uma possível recessão.
Paralelamente, o número de fusões e aquisições (F&A), financiamento de risco e negócios de private equity também caíram no primeiro quadrimestre de 2023: as fusões e aquisições baixaram 41,4%; o financiamento de risco teve uma queda de 36,2% e os negócios de private equity caíram 62,7% neste período, comparativamente ao primeiro quadrimestre do ano passado, refere o mesmo responsável.
A América do Norte, região tradicionalmente dominante em termos de atividade de negócios relacionados com o setor das viagens e turismo, registou um declínio de 50,4% no volume de negócios no primeiro quadrimestre deste ano em comparação com janeiro-abril de 2022.
Europa, Ásia-Pacífico e América do Sul e Central, também experimentaram um declínio na atividade de negócios em 48,1%, 28,9% e 66,7%, respetivamente. Enquanto isso, o volume de negócios para a região do Oriente Médio e África permaneceu inalterado.
A atividade de negócios relacionados a viagens e turismo também permaneceu moderada em vários mercados importantes. No Reino Unido, por exemplo, a atividade caiu 39,5% em termos homólogos e em França a queda foi de 18,2%. Uma das maiores quedas aconteceu na índia, onde o volume de negócios recuou 55,6% no primeiro quadrimestre deste ano.
No polo oposto posicionaram-se a China e a Holanda, onde a atividade de negócios no setor das viagens e turismo apresentou alguma melhoria.
Imagem: Freepik