Nazaré quer ser destino turístico sustentável
O Município da Nazaré e os representantes da Green Destinations em Portugal, a Th1nk, apresentaram esta segunda-feira, dia 7 de fevereiro, o Good Travel Seal. Um novo programa de certificação dirigido aos agentes económicos ligados à indústria do turismo.
Desde 2021 que aquele município tem vindo a participar na certificação do Green Destination e segundo o presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, este ano será feita “ a primeira auditoria”, que o mesmo espera que se traduza “na atribuição do selo de qualidade”, acrescentando que as questões da sustentabilidade são cada vez mais relevantes.
“As escolhas dos destinos, dos restaurantes e dos alojamentos também já são feitas, em parte, por pessoas levadas por essas escolhas, como tal estes selos são ativos diferenciadores”, explica o mesmo responsável, sublinhando que o programa Good Travel Seal pretende trazer “esse know how às empresas ligadas ao turismo, avaliar e premiar os seus compromissos nos campos da responsabilidade social, gestão ambiental, saúde e segurança”.
Por seu lado, Pedro Mendes, da Th1nk, refere que em causa está “uma certificação que trabalha toda as áreas do município, desde a cultura, a tradição, a relação com os agentes, as vertentes económica, social e destino”, acrescentando que os primeiros beneficiados são os munícipes e o resultado final será a “forma como os outros nos percecionam através dessa certificação”.
“É importante ter a certificação e o selo, mas também é muito importante comunicar e fazer chegar a informação ao cliente final, estar em mercados para cativar o cliente que se ambiciona. Temos de mostrar o que temos, o que fazemos e como fazemos. Esta certificação vai fazê-lo, mas é fundamental chegar a esses mercados”, destaca ainda Pedro Mendes.
A primeira auditoria irá acontecer em abril, esperando-se um de quatro resultados possíveis, como adianta Diogo Neves da Th1nk: “Para obter o nível mínimo (bronze) são necessários 60% de conformidade nos 84 critérios do prémio, e para a platina implica estar no nível máximo, ao passo que para chegar ao nível superior, designado por Green Destinations Certified, onde, à data, constam apenas 5 destinos no mundo (dois nos USA, 1 em Itália; 1 nos Países Baixos e 1 na Áustria) haverá um caminho a percorrer. O Município da Nazaré ainda não tem nenhum destes quatro níveis, e terá a primeira auditoria em breve”.