‘Nautilus’ vai estar na FiturTechY: Saiba como vai ser a hotelaria do futuro

Materiais de construção e decoração sustentáveis, realidade aumentada, inteligência artificial, robots, lazer virtual “on demand”, tecnologia e mais tecnologia, check-in para animais de estimação… de tudo isto irá haver nos hotéis do futuro. Pelo menos será tudo isto que irá mostrar um “show room” que poderá ser visitado na FiturTechY.
Organizada pela FITUR e pelo Instituto Tecnológico Hoteleiro (ITH), a FITURTECHY, secção especializada em tecnologia e inovação para o setor do turismo, da FITUR, que se realiza de 18 a 20 de Janeiro, vai estar presente no pavilhão 10 da IFEMA Madrid. A nova edição inspira-se na literatura visionária de Júlio Verne para apresentar o “hotel do futuro”, o techYhotel, no qual colaboraram mais de 50 empresas.
Para apresentar o projeto, os organizadores recorrem até a uma frase da National Geographic segundo a qual “O hotel do futuro não será construído sobre betão e tijolo, mas sim sobre a experiência que proporciona ao viajante” e para esta tecnologia, a inovação contínua, a reinvenção constante e a humanização serão as chaves do futuro dos hotéis.
Interação físico-digital e personalização
No showroom “techYhotel”, os animais de estimação são benvindos e graças à tecnologia SmartTags vão poder fazer o seu check-in e alojar-se em “todo incluído”, com um menu à carta.
O show room, que convida os visitantes a “embarcarem” no Nautilus que aqui é u hotel do futuro, vai albergar diversos espaços inteligentes e ferramentas tecnológicas vanguardistas. Logo à entrada, os visitantes são recebidos por robots capazes de identificar emoções e com os quais os “hóspedes” podem interagir, através de marketing dinâmico e projecção audiovisual, em que não faltará uma envolvência de aromas personalizados.
Espaços multifuncionais e adaptáveis permitem realizar processos de check-in e check-out de diferentes formas, tanto digitais como físicas, ou obter uma chave digital graças a uma solução tecnológica integrada na fechadura.
A portaria transforma-se num espaço decorativo, onde há cacifos que não só guardam bagagens como ajudam a encontrar objetos perdidos. Este espaço também inclui diferentes propostas de realidade aumentada para, por exemplo, conhecer o destino.
Nos quartos há propostas clássicas e futuristas, com tecnologia visível e invisível, como: tubos de plástico eficientes, sistemas de bombeamento wilo, clima ecológico e purificadores de ar, bem como os mais recentes sistemas de iluminação ou medição da qualidade do ar, entre outros.
Sustentabilidade do mobiliário ao F&B
A zona de descanso foi concebida como um lugar de desconexão graças ao mobiliário inovador feito em materiais reciclados que isolam os sons; os minibares são ultrasilenciosos e de elevada eficiência, recheados de snacks saudáveis e sustentáveis, confecionados à base de insectos e flores come
Os colchões possuem elevação automática para ajudar a prevenir lesões nos funcionários do hotel, e revestidos com inovadores têxteis ecológicos. E, acima de tudo, os quartos são personalizáveis, com a decoração a poder adaptar-se ao gosto de cada hóspede.
Bibliotecas digitais, conteúdo audiovisual personalizado IPTV, espelho de LED interativo; simuladores reais de carros, serão alguns dos equipamentos de trabalho disponíveis. Os amenities tradicionais incorporam elementos tecnológicos como óculos de realidade virtual HP e impressoras 3D e soluções Plug&Play para reuniões, com cabines acústicas equipadas com a mais recente tecnologia de conectividade e videoconferência da HP e janelas inteligentes capazes de programar e alterar a transparência do ViniloSmart.
O Spa exterior é envolvido por uma cúpula geodésica totalmente personalizável, o mesmo acontecendo com os ecrãs LED de grande formato mas modulares. Também no exterior, o mobiliário, mais precisamente uma mesa solar, foi desenhada com recurso a materiais inovadores e tecnologias sustentáveis que permitem aproveitar a luz do sol, purificar o ar e autoabastecer com energia lima os serviços multimédia oferecidos pela dita mesa.
As inovações incluem o F&B, com uma oferta assente em alimentos frescos e saudáveis, desde a plantação (no interior do próprio hotel, por exemplo) à mesa. Um sistema inovador permite detetar qualquer alimento e aproveitá-lo para que o desperdício seja mínimo, nomeadamente no que toca aos buffets.
No bar, onde há robots a atender os clientes, as cartas são digitais e, claro, para os clientes que chegam de automóvel, não faltarão carregadores para veículos eléctricos.
Num hotel onde os planos físico e virtual estão em permanente interacção a cibersegurança será a maior das preocupações e a chave de todos os procedimentos.
Segundo os organizadores, a TechYhotel 2023 será uma recriação da tecnologia que Júlio Verne imaginou e tornou realidade como o submarino elétrico, o ‘Nautilus’: Internet (“… e fotografias…”), jornais digitais (“…as notícias seriam recitadas em vez de lidas, e as pessoas também terão a possibilidade de conversar com os repórteres…”), chamadas de vídeo (“…um comunicação com transmissão de imagens através de espelhos conectados por fios…”), ou energia sustentável e infinita (“…o mercúrio nunca se esgota. Só se consome sódio, e o mar o fornece em abundância…”)”.
Em suma, o hotel do futuro que será aquele que o cliente exige em cada momento e terá as soluções inovadoras e tecnológicas que o cliente deseja.
Foto: FiturTechY