Natal e Fim de Ano: Madeira vai estar em festa a partir de domingo até 7 de janeiro
Com um vasto programa de animação, o programa de festas de Natal e Fim de Ano na Madeira tem início este domingo. Neste período espera-se que a hotelaria tenha uma ocupação entre os 75% e os 88%, anunciou o secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.
Contando com um investimento de 4,1 milhões de euros, em que se inclui a animação e logística, apoios a entidades envolvidas, o fogo-de-artifício da passagem de ano (1,3 milhões de euros), assim como as iluminações natalícias e as do Carnaval de 2025, o programa de animação é vasto, arrancando já no domingo e prolongando-se até ao dia 7 de janeiro.
Neste período, segundo avançou esta quinta-feira em conferência de imprensa, o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, estão previstas 173 atuações, entre as quais 51 concertos, 24 espetáculos de coros, 49 atuações de grupos folclóricos e bandas filarmónicas, cinco atuações de DJ, entre outras iniciativas.
O que também arranca neste domingo é o tradicional Mercadinho de Natal, na Placa Central da Avenida Arriaga, que se manterá em actividade até dia 7 janeiro. De domingo e quinta-feira, o Mercadinho abre às 10h00 e encerra às 00h00 e aos fins de semana fecha à 1h00. A exceção serão os dias 23, 30 e 31 em que encerrará às 4h00 e o dia 24 de dezembro com encerramento às 18h00. Nos dias 25 de dezembro e 1 de janeiro não estará aberto.
Nos últimos três dias do ano, a animação será “bastante intensa” e irá concentrar-se, sobretudo, na Praça do Povo, no centro do Funchal.
No último dia do ano, como é tradicional, haverá o espetáculo de fogo-de-artifício. Com início às 00h00, o espectáculo que durante oito minutos vai dar as boas-vindas a 2025 vai ter como tema os azulejos da Madeira e contará com 59 postos. Nos 20 minutos anteriores, para que madeirenses e turistas se despeçam de 2024 também em grande, haverá 20 minutos de animações que vão combinar a pirotecnia e efeitos multimédia.
Segundo Eduardo Jesus, a ocupação hoteleira prevista para os dias 24, 25 e 26 de dezembro é de 75%, enquanto para o fim de ano é esperada uma ocupação de 88%, podendo ainda ser mais elevada uma vez que ainda falta praticamente um mês para aquelas datas festivas.