Na nova orgânica da Bestravel Ricardo Teles assume as funções de diretor operacional
Em conferência de imprensa à margem da convenção Bestravel, Ricardo Teles, novo diretor operacional da Gecontur, deu conta dos destinos e operadores turísticos mais vendidos pela rede durante o ano de 2022, em que as vendas para o destino Portugal alcançaram os 10 milhões de euros.
Uma das novidades da Convenção Bestravel foi o anúncio feito à rede de agências, e posteriormente comunicado em conferência de imprensa, da reorganização interna da estrutura da Gecontur que suporta operacionalmente a rede. Nessa nova orgânica, Ricardo Teles foi apresentado como diretor operacional e foi já nessa qualidade que falou com os jornalistas, na manhã do último sábado.
À comunicação social, Ricardo Teles começou por frisar que Portugal (Continente e ilhas) lidera o ranking dos destinos mais vendidos pela rede Bestravel em 2022, tendo totalizado vendas no valor de 10 milhões de euros. No Top3 figuram também a Espanha “com incidência nas Baleares e Canárias” e Cabo Verde que, segundo o diretor operacional da Gecontur “subiu muito, mesmo em relação a 2019”. Segue-se as Caraíbas (República Domiciana e México).
No que se refere às vendas por operadores, Ricardo Teles começou por sublinhar que “na Bestravel existe uma grande força de direcionamento para que a nossa produção seja muito forte nas vendas dos nossos operadores estratégicos”, algo que, segundo o responsável, “ficou muito claro nas nossas vendas de 2022 e também nas que a rede já fez 2023”.
Assim, em 2022, os operadores mais vendidos pela rede Bestravel foram, em primeiro lugar e “com volumes de vendas muito fortes”, a Solférias seguida da Soltour, e em terceiro os operadores do grupo Newtour (Soltrópico e Egotravel). Em quarto lugar situou-se a Tui Portugal e em quinto os operadores do grupo Ávoris (Jolidey e Travelplan).
Para 2023, e reforçando a ideia de o preço médio não estar mais alto devido às campanhas de pré-vendas muito assentes nos destinos charter, o responsável apontou que as Caraíbas estão a viver realidades diferentes por parte da procura, com a República Dominicana e México a estarem “fortes” e Cuba a viver “um arranque interessante”. Já Cabo Verde “vem a crescer bem na procura” assim como as ilhas Baleares e a Tunísia que “está a voltar com muitas vendas”.
Em relação às grandes viagens há, segundo apontou, “uma alteração de paradigmas”, uma vez que “enquanto no pós-pandemia se cingiam quase apenas às Maldivas, agora começa a haver procura pelos novos destinos como as Maurícias, a Tanzânia, Zanzibar, e a Tailândia que está de volta, com a abertura plena “.
Também relativamente às vendas para 2023, o diretor operacional da Gecontur assinalou que “vamos com um grande share de vendas para os operadores”, sendo que “a Solférias é o primeiro operador com forte venda para os seus charters exclusivos, seguindo-se os operadores do grupo Ávoris (Jolidey e Travelplan). A considerar há ainda “um volume de vendas muito interessante com a MSC Cruzeiros, dado o crescimento da procura por cruzeiros”, bem como os operadores Tui Portugal, com as grandes viagens e os operadores do grupo Newtour(Soltrópico e Egotravel).