Na convenção anual em Lisboa: Keytel reafirmou “forte compromisso” com o mercado português
Sob o lema “Acelerar”, o evento teve lugar na quarta-feira, 11 de Dezembro, no Eurostars Universal Lisboa, reunindo mais de 100 representantes de hotéis. A importância da inovação, o novo mercado de trabalho e a venda direta foram alguns dos temas abordados.
O encontro sublinhou a importância da inovação e da tecnologia para o futuro do setor hoteleiro, destacando ainda a venda direta como um pilar estratégico para aumentar a rentabilidade dos hotéis. Na convenção conclui-se ainda que houve uma mudança de paradigma no setor, apontando-se a valorização dos colaboradores como essencial para o sucesso organizacional.
O portfólio da Keytel em Portugal totaliza 320 estabelecimentos, sendo o segundo maior mercado depois de Espanha. Por este motivo, o encontro serviu para reafirmar o forte compromisso da organização com o mercado português, que conta com uma elevada percentagem de hotéis independentes e muitos grupos locais de grande dimensão, segmentos nos quais a empresa mais se concentra.
Na abertura da sessão, o Managing Director da Keytel, Xavier Cortés, afirmou que “a Companhia está numa situação muito boa desde os últimos anos”, referindo que, neste momento, o foco da Keytel é fortalecer a atividade core e trazer uma nova onda de inovação para o setor.
Frisou, igualmente, que a Keytel é, atualmente, a primeira aliança de hotéis independentes do mundo com 3.625 hotéis em 87 países, tendo destacado que “destes 3.600 hotéis associados, já são cerca de 600 os que utilizam os nossos serviços relacionados com a venda direta”.
“Nos últimos dez anos, a venda direta é o que tem suscitado maior interesse por parte dos hotéis. A Keytel pretende ser um parceiro relevante em tudo o que tem a ver com as vendas diretas”, disse.
Apesar de esta ser uma empresa espanhola, o responsável revelou que 71% das reservas da Keytel têm origem fora de Espanha, e que 15% são já reservas de corporate travel.
Novo mercado de trabalho no turismo
Francisco Nogueira da Sousa, CEO & Fundador da Merytu, apresentou a realidade atual no mundo dos recursos humanos do setor do turismo, sublinhando a importância de dar valor aos colaboradores, reconhecendo o seu desempenho, promovendo o desenvolvimento pessoal, aliado à flexibilidade.
Para Nogueira da Sousa, o mundo dos Recursos Humanos mudou, sendo que esta mudança representa uma oportunidade para as empresas: “Onde nós hoje podemos ver um problema, é, na realidade, uma gigante oportunidade. E é uma oportunidade por uma razão simples. Do ponto de vista da gestão, se nós soubermos utilizar as ferramentas, a gestão de custos que eu consigo fazer é muito melhor”, defendeu.
A importância da Inteligência Artificial
Nil Espinar, Diretor de Venda Direta e Business da Keytel, apresentou a estratégia da empresa para potenciar o canal direto, que passa por captar a atenção e converter, retendo e fidelizando os clientes. Na sua apresentação, sublinhou a importância da Inteligência Artificial para a criação de, por exemplo, experiências imersivas, chatbots ou otimização de preços, sublinhando o papel das redes sociais, dos influenciadores e da “imagem da marca” no setor do turismo. Espinar salientou ainda que o cliente e os dados devem estar sempre no centro da tomada de decisões – não se trata apenas de captar informação, mas também de validá-la de forma ágil e automatizada.
Já António Correia Neves, Industry Manager, Travel da Google, apresentou um estudo feito pela Deloitte para a Google, que tem como objetivo analisar os perfis dos viajantes e os clusters turísticos e concretizar uma visão para 2040, de modo a ajudar os operadores e distribuidores de viagens a anteciparem e a adaptarem-se às tendências futuras.
A convenção terminou com um workshop que deu a conhecer aos participantes as novas estratégias e serviços que a Keytel oferece aos hotéis associados para otimizar o seu desempenho e melhorar os seus resultados.