Na Bestravel “não temos um site, temos 45 sites debaixo do mesmo chapéu” diz Ana Avelar
Na nova orgânica da Gecontur, Ana Avelar assume as funções de diretora da área de desenvolvimento de negócio que “visa trabalhar para o futuro”. A profissional já está há vários anos na empresa e desempenhava algumas das funções que continuam sob a sua responsabilidade.
Em conferência de imprensa, à margem da XVIII convenção Bestravel, que se realizou em Évora, Ana Avelar, diretora da área de desenvolvimento e negócio, falou das várias áreas da Bestravel, umas mais visíveis outras menos, tendo referido que “o apoio à rede é extremamente importante e é o grande pilar do negócio”, nomeadamente no que se refere à formação, inicial e contínua, e ao desenvolvimento de negócio do franchisado.
“Marcamos a diferença pela formação das pessoas, pela diferenciação através do produto mas também muito pelas ferramentas que damos aos agentes de viagens com o objetivo de lhes facilitar o trabalho e agilizar processos” para que possam direcionar o seu tempo ao relacionamento com o cliente.
Sublinhando que este é “um investimento que tem acompanhado a marca desde sempre”, lembrou que a Bestravel tem um site B2B que foi “uma aposta ganha” ao nível da otimização de processos, e um site B2C em que já estão integrados vários fornecedores estratégicos e outros serão integrados no futuro. Trata-se de uma adaptação da Bestravel às necessidades do mercado atual, pese embora a sua rede seja constituída por agências físicas.
Ana Avelar explicou, a propósito, que “nós não temos um site, temos 45 sites debaixo do mesmo chapéu” já que “cada agência nossa tem o seu braço online”. Dentro do site, há também um chat que coloca as agências da rede em contacto direto com os responsáveis pelo online”.
Desde o ano passado, a Bestravel está a trabalhar na implementação de uma rede de CRM, um trabalho que, segundo a responsável, irá ocupar também este ano e que visa a agilização de procedimentos. “O nosso objetivo, com este CRM, é encontrar uma plataforma que faça chegar todos os contactos que chegam às agências por diversas vias mas centralizados numa única plataforma”, explicou a responsável, acrescentando que esta plataforma irá estar “em integração permanente com todas as nossas outras plataformas e o software de gestão que usamos”.
Certficação Travelife e Checked by DECO vão estar ao alcance de todas as agências Bestravel
Sobre a certificação de sustentabilidade Travelife, Ana Avelar precisou que a Gecontur candidatou-se a esta certificação, estando agora a fazer todo o processo, sendo que em janeiro já atingiu o nível “partner” – um nível intermédio que reflete o compromisso da empresa com os princípios da sustentabilidade, pretendendo agora chegar à certificação, um processo que toca todas as áreas da empresa. A responsável precisou que se trata de “um processo de certificação da empresa Gecontur” já que “não podemos certificar a marca”. Ainda assim, contribuirá para que depois as agências da rede tenham um processo já mais simplificado para se candidatarem.
“Estamos a trilhar o caminho enquanto Gecontur, a certificação é nossa” o mesmo acontecendo com os custos que lhe estão associados, explicou, precisando que “depois, cada agência que queira certificar-se vai ter os seus custos com a sua certificação”.
Paralelamente, todas as agências da rede vão ser Checked by DECO, uma certificação de boas práticas no relacionamento com o consumidor, que será assumida e liderada pelo master franchising que a considera, tal como acontece com o prémio Escolha do Consumidor, como mais uma ferramenta para o fortalecimento da marca.