Museu-Vivo da conserveira Pinhais destacado pelo The New York Times
Numa época em que o turismo industrial começa a ganhar expressão, o jornal norte-americano publicou uma reportagem em que destaca a experiência imersiva sobre todas as fases do processo de transformação de produtos da pesca, no Museu-Vivo da fábrica Pinhais.
O “The New York Times” publicou na semana passada uma reportagem sobre a experiência de visita à fábrica da centenária Pinhais e ao “Conservas Pinhais Factory Tour”, primeiro Museu-Vivo da indústria conserveira em Portugal. O artigo assinala que na visita, orientada por uma mediadora cultural, os visitantes são transportados numa viagem ao passado, às raízes da conserveira e das suas marcas Pinhais e NURI, esta última mais internacional. Além de acompanhar o processo de produção artesanal da Pinhais, a visita possibilita participar em provas de degustação e empapelar a própria lata.
Na sua secção de viagens, o site do The New York Times assinala que “nas Conservas Pinhais e Cia, em Matosinhos, uma fábrica de conservas de peixe a poucos quilómetros do centro do Porto, os visitantes são convidados a ver que a sua nova iguaria favorita é, na verdade, uma operação muito antiga”.
É ainda mencionada a experiência imersiva sobre todas as fases do processo ao vivo que se acompanham durante o ‘Factory Tour’ que, durante 90 minutos, permite conhecer uma das mais antigas fábricas em atividade e o seu espólio diversificado que faz parte da história do processo produtivo artesanal, bem como mergulhar na história da empresa e da indústria conserveira, através de conteúdos digitais exclusivos, e participar no processo de empapelamento, que consiste em embrulhar as latas segundo as técnicas das artesãs da empresa. O tour culmina numa das salas mais imponentes do edifício, com uma prova das iguarias da Pinhais, com o The New York Times a sublinhar que “as sardinhas, é preciso dizer, são deliciosas”.
O artigo termina destacando a importância da valorização da indústria conserveira na região, notando que “A cidade do Porto parece orgulhar-se da sua indústria mundial. Por toda a pequena cidade, todos com quem conversei sobre a fábrica Pinhais ecoaram os mesmos sentimentos: são bons empregos, são funcionários queridos e que a existência da fábrica é uma mais-valia para a própria região”.
Eleito Travellers’ Choice de 2022, o Museu-Vivo abre as suas portas num Factory Tour que pode ser marcado no site da empresa (aqui). O Tour, de 90 minutos, inclui visita à fábrica em atividade, empapelamento da sua própria lata e prova de conservas.