Museu do Oriente organiza curso sobre turismo na China

“História e Antropologia do Turismo na China” é o tema do curso que vai decorrer aos sábados, entre as 10h00 e as 13h00, em formato online, de 1 de outubro a 19 de Novembro, numa organização do Museu do Oriente.
O Museu do Oriente organiza, de 1 de outubro a 19 de novembro, um curso que aprofunda o estudo do fenómeno turístico na China numa perspectiva histórica e antropológica. O curso, subordinado ao tema “História e Antropologia do Turismo na China” divide-se em oito sessões que vão decorrer aos sábados, online.
O curso, orientado pelo historiador António Barrento e pela antropóloga Tânia Ganito, aborda, numa primeira parte, a história do turismo desde a Antiguidade até ao período contemporâneo,
Já a segunda parte do curso debruça-se sobre os discursos e as experiências de turismo na China pós-Maoista. Tendo por base trabalhos de cariz etnográfico, explora a articulação entre lugar, viagem, identidade e memória, a partir de dimensões como o turismo étnico, o ecoturismo, o turismo ‘sombrio’ (a lugares que foram palco de catástrofes e de sofrimento) e o turismo artístico (das viagens motivadas pelo poder da pintura e do cinema, ao turismo que decorre do interesse pela produção artística contemporânea).
A participação no curso custa 110€. Mais informações em foriente.pt; inscrições disponíveis no site do Museu do Oriente.
PROGRAMA
Sessão 1. Turismo na China Imperial
Sessão 2. Turismo e Modernidade, 1840-1949, I
Sessão 3. Turismo e Modernidade, 1840-1949, II
Sessão 4. Turismo Vermelho
Sessão 5. Turismo Étnico
Sessão 6. Ecoturismo
Sessão 7. Turismo ‘Sombrio’
Sessão 8. Turismo Artístico