Museu – A Estação no concelho de Palmela adere a projeto de Turismo Industrial
O Município de Palmela e a Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL) assinaram uma Declaração de Colaboração no âmbito da dinamização do Turismo Industrial em Portugal, para o projeto Museu – A Estação (Pinhal Novo).
A Declaração foi assinada pelo presidente da autarquia, Álvaro Balseiro Amaro, e pela presidente da ERT-RL, Carla Salsinha, durante a sessão de abertura do Fórum Turismo Palmela, no dia 22 de maio, no Cine-Teatro S. João (Palmela).
Instalado no edifício da antiga estação ferroviária de Pinhal Novo, o Museu – A Estação evoca a identidade da comunidade ferroviária local, com uma exposição que destaca as memórias locais e a investigação historiográfica sobre as linhas férreas que se cruzam neste território.
Em nota à imprensa, o município considera que a adesão deste Museu à rede de Turismo Industrial em Portugal vai “contribuir para divulgar a história do património ferroviário e a sua importância, quer a nível local, quer a nível nacional”.
Recorde-se que a Estratégia Turismo 2027 do Turismo de Portugal aponta o Turismo Industrial como um novo produto. O objetivo é desenvolver um trabalho articulado para a valorização deste produto enquanto oferta turística e elemento de dinamização socioeconómica das regiões, promovendo a criação de uma rede de Turismo Industrial a nível nacional. Esta oferta consiste em visitar fábricas em laboração, museus e espaços que contam a evolução da indústria portuguesa, como forma de conhecer as técnicas, a maquinaria e o saber-fazer das atividades produtivas até à atualidade.


