Municípios da Arrábida e ICNF unem-se para promover Turismo de Natureza

Os três municípios que partilham o território Arrábida e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF) vão estabelecer um protocolo para a promoção do Turismo de Natureza no Parque Natural da Arrábida.
Palmela, Setúbal e Sesimbra são os três municípios envolvidos no protocolo de colaboração que será estabelecido com o ICNF, o qual prevê o desenvolvimento de projetos conjuntos para promover o Turismo de Natureza no Parque Natural da Arrábida (PNA).
Os três Municípios partilham o Território Arrábida e, em parceria com o ICNF, têm vindo a desenvolver um trabalho de colaboração, que já resultou na marcação de percursos pedestres no Parque Nacional da Arrábida.
De acordo com uma informação enviada pela Câmara Municipal de Palmela, já foram marcados quatro percursos pedestres do tipo Pequenas Rotas (PR) no concelho de Palmela e um percurso pedestre do tipo Grande Rota (GR), que atravessa os territórios dos três municípios. No entanto, de acordo com a mesma nota de imprensa, existe a “necessidade de estabelecer as formas de colaboração, no âmbito da proteção, conservação e valorização da natureza e dos bens naturais do PNA, o que motivou este Protocolo”.
As quatro entidades envolvidas no protocolo comprometem-se a colaborar na criação de projetos e ações de desenvolvimento do Turismo de Natureza, associado à conservação, valorização e usufruto sustentado dos recursos naturais, nomeadamente, projetos de marcação, sinalização e manutenção de percursos pedestres, cicláveis e equestres.
O protocolo tem a duração de um ano (renovável automaticamente por períodos iguais) e pode ser alargado a outras e entidades públicas com representação na área do PNA.