Município de Arcos de Valdevez reativa o Turismo
Para reativar o turismo, o município está a lançar um conjunto de ações de promoção do destino, envolvendo áreas como a cultura e a gastronomia, a capacitação dos trabalhadores do turismo e o apoio às iniciativas no turismo.
No que toca à promoção do destino estão previstos vários eventos, a começar pelos fins de semana gastronómicos que, frisa a autarquia, “além de promoverem a gastronomia tradicional e os produtos locais, são uma aposta na dinâmica da restauração (…) na “captação de turistas para o alojamento” e na “promoção do comércio, da agropecuária e nas atividades turísticas”.
A par da gastronomia, com eventos já agendados até maio, estão em agenda vários eventos culturais “para todos os públicos” e que abrangem concertos, teatro e cinema, além da realização de workshops, oficinas de criatividade e atividades para as crianças ligadas, por exemplo, à ciência.
De modo a captar mais visitantes e chamar à atenção para as diversas iniciativas que promove, o município está a investir em campanhas publicitárias em meios de comunicação, em Portugal e Espanha, bem como através de outdoors nas auto-estradas e nas redes sociais. Em paralelo, a autarquia está a atualizar as várias brochuras turísticas do concelho.
Ao nível do apoio ao setor e às suas empresas, a Câmara Municipal vai apoiar os investimentos das empresas arcuenses dos setores da restauração, alojamento e animação turística, no valor global de 100 mil euros.
Em paralelo, estão a ser promovidas ações de formação e capacitação do setor turístico, no que toca às áreas da gastronomia, hotelaria, restauração, turismo e lazer, artesanato, entre outras.
Na informação enviada à imprensa, o município sublinha que “todo este envolvimento e colaboração com as várias entidades surge com o propósito de elevar o nome do concelho, bem como impulsionar uma oferta turística variada e de qualidade em Arcos de Valdevez”, pretendendo-se promover “um concelho autêntico, moderno, acolhedor, com um património natural e cultural de excelência”.