MSC e Lufthansa formalizam proposta para compra da ITA Airways

O Grupo Lufthansa e o Grupo MSC já entregaram ao governo italiano uma proposta formal com vista à compra da ITA Airways mas na corrida à companhia que em 2021 substituiu a Alitalia há outro concorrente.
O Grupo MSC, proprietário da MSC Cruzeiros e o Grupo Lufthansa formalizaram uma proposta para a aquisição da ITA Airways, companhia aérea estatal criada em 2021 para substituir a Alitalia. A oferta foi confirmada na terça feira por um porta-vos da MSC que não deu pormenores sobre o montante da proposta.
No entanto, a agência noticiosa Reuters avançou que o Grupo MSC ficaria detentor de 60% da companhia italiana, a Lufthansa com 20% e os 20% restantes ficariam de posse do Estado italiano.
Findo, na segunda feira, o prazo estabelecido pelo Ministério da Economia e das Finanças da Itália para formalização de propostas, sabe-se que o Governo italiano recebeu ainda outra oferta, por parte da gestora americana de private equity, Certares, que inclui uma parceria comercial com o grupo Air France-KLM e com a americana Delta Air Lines.
Citado pela imprensa internacional, o ministro italiano da Economia, Daniele Franco, afirmou que o governo vai escolher o “parceiro ideal” para a ITA, levando em conta aspetos “de longo prazo, e não apenas financeiros”, explicando que “um ponto importante é ter uma empresa que fique de pé e que faça parte de um grupo maior que garanta ligações com o resto do mundo”.
O objetivo do governo italiano é fechar o negócio até o fim de junho, mantendo uma participação minoritária na companhia.