MSC Cruzeiros e o operador Sonhando apresentaram parceria para pacotes “terra e mar” para Orlando e Martinica
A MSC Cruzeiros e o operador turístico Sonhando estabeleceram uma parceria para dois cruzeiros para o inverno e primavera de 2025, anunciada publicamente esta terça-feira em Setúbal, no roadshow “Sonhando à Mesa”. O Turisver falou com Pedro Vasco, diretor comercial da MSC Cruzeiros em Portugal, para saber um pouco mais sobre os contornos desta parceria.
Em que é que consiste a parceria que foi agora estabelecida entre a MSC Cruzeiros e a Sonhando?
Começo por recordar que já há alguns anos fizemos uma parceria com a Sonhando para os cruzeiros de Cuba que foi muito positiva, dado que juntámos o nosso conhecimento em matéria de cruzeiros com o conhecimento da Sonhando relativamente ao destino Cuba.
Sendo a Sonhando um operador que trabalha grandes viagens em diversos destinos, esta parceria vem dar a oportunidade ao mercado português de poder adquirir minicruzeiros à partida de Port Canaveral, um porto bastante forte que a MSC tem durante todo o ano, principalmente para o mercado americano mas aberto a todos os mercados onde operamos. Acaba por ser uma oportunidade de abrir ao mercado português este produto, com pacotes feitos à medida que vão permitir combinar estadias para visitar os parques temáticos de Orlando, com um cruzeiro que vai fazer a zona das Bahamas e a Ocean Cay Marine Reserve que é a ilha exclusiva da MSC naquela região.
Também vai haver a possibilidade de ter itinerários à partida de Fort-de-France [capital da Martinica], um destino onde a MSC é bastante forte mas que tem ainda uma fraca expressão no mercado português. Vimos nesta operação a possibilidade de crescer nesta região das Antilhas, que tem dos itinerários mais paradisíacos do nosso portefólio, com a Sonhando a organizar pacotes que vão permitir a estadia nas Antilhas combinados com cruzeiro de sete noites para os clientes do mercado português.
Ambas as operações, tanto do MSC Virtuosa nas Antilhas, como do MSC Seashore nos Estados Unidos – dois navios de última geração da nossa frota que oferecem as melhores opções de gastronomia e de entretenimento -, têm todos os indicadores para que possam ser bem sucedidas, com pacotes diferenciados para o mercado português.
O que está previsto são cruzeiros de quatro e sete noites?
No caso de Port Canaveral, os cruzeiros serão de três ou quatro noites e no caso das Antilhas serão itinerários de sete noites que vão alternando semanalmente entre duas regiões das Antilhas.
“O agente de viagens tem a facilidade de poder reservar o programa que já está organizado, sem ter a preocupação de estar a verificar serviço a serviço para montar o programa ao cliente final”
O que é que o cliente ganha se ao invés de marcar apenas um cruzeiro optar por estes combinados?
Ao reservar um combinado, o cliente tem a vantagem de estar a adquirir um programa fechado e organizado, com todos os itens, desde o voo ao transfere, ao hotel e ao cruzeiro em si, sem ter que pensar em mais nada já que é feito um pacote à sua medida, de “chave na mão”.
Já o agente de viagens tem a facilidade de poder reservar o programa que já está organizado, sem ter a preocupação de estar a verificar serviço a serviço para montar o programa ao cliente final.
Como sempre, o ideal será que as reservas sejam feitas com alguma antecipação, até porque se trata de combinados com cruzeiros e sabe-se que os cruzeiros precisam sempre de alguma antecipação?
Exatamente. Neste momento, estamos em abril e o produto do inverno 2024-2025 está à venda já há algum tempo e numa fase bastante forte, pelo que é aconselhável que este produto seja comercializado com antecedência para permitir ao cliente escolher o tipo de camarote, a localização, as datas de partida… Isto porque aquilo que é para nós o produto de inverno, que seria a época mais baixa, é uma época alta em ambos os destinos, pelo que estes itinerários vão estar com ocupação elevada com bastante antecedência. Ou seja, este é o momento certo para pensar num cruzeiros nas Caraíbas ou nas Antilhas para o inverno de 2024-2025.