MSC Cruzeiros celebra entrega do ‘World America’ e momentos marcantes na construção de mais 2 navios

A MSC Cruzeiros e os Chantiers de l’Atlantique assinalaram esta quinta-feira, 27 de março, em Saint-Nazaire, França, a entrega do MSC World America, a cerimónia da moeda do MSC World Asia e o corte de aço para o recém-nomeado MSC World Atlantic.
O MSC World America é o 23.º navio da moderna frota da companhia de cruzeiros e será oficialmente nomeado a 9 de abril nos Estados Unidos da América, no novo Terminal da MSC Cruzeiros em Miami. O novo navio oferece novos locais e conceitos adaptados especificamente para o mercado dos EUA, combinando o estilo europeu exclusivo da marca com o conforto americano.
“Hoje é um momento de orgulho para todos nós da MSC Cruzeiros e os Chantiers de l’Atlantique, pois celebramos marcos importantes no desenvolvimento da nossa frota. O nosso novo navio emblemático é uma prova da nossa parceria inovadora e de longa data, que abrange mais de 20 anos, que resultou em cinco protótipos inovadores e 19 navios”, sublinha Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da Cruise Division do MSC Group, acrescentando que “juntos, continuamos a ultrapassar limites, combinando design de última geração, as mais recentes tecnologias e uma riqueza de experiências para definir os novos padrões em cruzeiros e esforçamo-nos sempre para melhorar ainda mais o desempenho ambiental de cada navio. Estamos ansiosos para elevar ainda mais o nível com o próximo MSC World Asia e o MSC World Atlantic”.
Também Laurent Castaing, General Manager dos Chantiers de l’Atlantique, diz ser “com grande emoção que estamos a celebrar hoje não um, mas três navios MSC World Class. Melhoria contínua da experiência a bordo, desempenho energético cada vez mais otimizado – que viagem as equipas da MSC Cruzeiros e os Chantiers de l’Atlantique realizaram até agora. Até ao momento, o MSC World America tem o melhor índice de design de eficiência energética (EEDI) da IMO e, portanto, a menor pegada de carbono de toda a indústria de cruzeiros… e iremos ainda mais longe com os dois navios-irmãos que estamos a celebrar atualmente”.
Presente na mesma cerimónia, Marc Ferracci, ministro francês da Indústria e Energia, referiu que “a excelência industrial e o espírito de ambição são as imagens de marca dos Chantiers de l’Atlantique. Graças à relação privilegiada com o líder mundial MSC Cruzeiros, e com o apoio do Estado, os estaleiros de Saint Nazaire continuam a fazer brilhar França e a Europa através dos mares. Presto homenagem ao empenho e à experiência dos homens e mulheres que trabalham neste sector industrial essencial para a nossa soberania”.
A tradicional cerimónia da moeda do MSC World Asia também ocorreu esta quinta-feira, quando moedas comemorativas foram colocadas dentro do navio como um sinal de bênção durante a construção e para dar boa sorte ao navio. Marialuisa Iaccarino, VP Shore Excursions da MSC Cruises e Flavie Biondo, Chargé d’affaires dos Chantiers de l’Atlantique foram as duas madrinhas que fizeram as honras como parte desta tradição marítima.
Recorde-se que o MSC World Asia será inaugurado no inverno 2026-2027 com cruzeiros pelo Mediterrâneo para destinos em França, Itália, Espanha e Malta.
E como não há duas sem três, a terceira celebração da MSC Cruzeiros foi a cerimónia de corte de aço para iniciar oficialmente a construção do quarto navio World Class da Companhia. O nome do navio foi revelado pela primeira vez – MSC World Atlantic e será inaugurado nas Caraíbas, a partir de Port Canaveral, EUA, no inverno de 2027-2028.
O protótipo ‘World Class’ estabeleceu novos padrões em cruzeiros com a introdução do MSC World Europa em 2022, e a plataforma continua a evoluir com cada novo navio a incorporar inovações em design, tecnologia e experiência do passageiro.
O MSC World America é um dos navios de cruzeiro com maior eficiência energética do mundo, superando todos os requisitos de design do Índice de Design de Eficiência Energética da Organização Marítima Internacional. Os seus motores de última geração funcionam com gás natural liquefeito, o que permite uma transição direta para combustíveis renováveis, biológicos e sintéticos.
A Bureau Veritas, Sociedade de Classificação, atribuiu ao MSC World America o seu Prémio Platinum Pearl, como reconhecimento do compromisso de 20 anos da MSC Cruzeiros para com a saúde, segurança e proteção ambiental em toda a sua frota de navios.
A temporada inaugural do navio em Miami começa a 12 de abril e navegará alternando itinerários de 7 noites nas Caraíbas Orientais para Puerto Plata, República Dominicana, San Juan, Porto Rico e a ilha privada da MSC Cruzeiros, Ocean Cay, e itinerários de 7 noites nas Caraíbas Ocidentais para Costa Maya e Cozumel, México, Ilha de Roatan, Honduras e Ocean Cay.