MS Group prepara abertura do MS Collection Mosteiro de Arouca na primavera

O grupo portuense MS Group, fundado por Pedro Mesquita de Sousa, planeia a abertura, já no início da primavera, do MS Collection Mosteiro de Arouca, em que foram investidos 10 milhões de euros. Ainda este ano, o Grupo pretende expandir-se para o Funchal e estuda a expansão para o Alentejo.
Com hotéis no Porto, Lisboa, Braga e Aveiro, o MS Group planeia abrir já na primavera o 5 estrelas MS Collection Mosteiro de Arouca, em que foram investidos cerca de 10 milhões de euros e que, segundo uma nota do grupo “promete tornar-se uma referência na hotelaria de luxo em Portugal”.
Instalado no mosteiro da rainha Santa Mafalda, o MS Collection Arouca resulta da reconstrução parcial daquele mosteiro, datado do século X, no âmbito do programa REVIVE.
O hotel vai oferecer 53 quartos, restaurante, bares, Spa e piscina exterior inserida num jardim de dois hectares. Instalado num dos edifícios mais emblemáticos de Portugal — classificado como monumento nacional —, o mosteiro foi, em tempos, a casa de Mafalda – a Rainha Santa, neta de D. Afonso Henriques.
Segundo avança o grupo no seu site, a expansão também está no seu horizonte, com a inauguração do Moon & Sun Funchal prevista para o inverno de 2025, além de um projeto em fase de estudo para uma propriedade do MS Group no Alentejo.
Além disso, o grupo mantém-se atento a oportunidades estratégicas, seja através da aquisição de novas propriedades, contratos de arrendamento ou gestão de unidades. “Esta abordagem criteriosa à expansão visa garantir um crescimento sustentável, sempre alinhado com a identidade da marca”, lê-se numa notícia publicada no site do grupo, em que Pedro Mesquita de Sousa fala sobre os projectos de expansão do grupo para o corrente ano.
Na mesma notícia pode ler-se que o grupo encerrou o ano de 2024 com “um balanço extremamente positivo, consolidando-se como uma referência no setor da hotelaria”, sendo sublinhada a inauguração do Moon & Sun Lisboa e a consolidação das unidades hoteleiras já existentes, reforçando a presença das marcas Moon & Sun e MS Collection no mercado.
Segundo o grupo, o desempenho dos seus hotéis esteve em linha com as expectativas traçadas no início do ano, com receitas, ocupação e rentabilidade dentro dos objetivos previstos.
Em relação aos mercados estratégicos, o norte-americano destacou-se como um dos mais dinâmicos em 2024, enquanto os mercados tradicionais — espanhol, francês e inglês — continuaram a demonstrar um desempenho robusto, contribuindo significativamente para os resultados do grupo.
Focado em unidades de pequena escala, o MS Group privilegia o conforto, o requinte e um serviço diferenciado. Segundo Pedro Mesquita de Sousa, o principal desafio tem sido alcançar uma economia de escala que permita manter a rentabilidade sem comprometer a qualidade. Além disso, o contexto económico global, marcado por uma inflação elevada e taxas de juro altas, representou um obstáculo adicional, apenas começando a ser mitigado no segundo semestre do ano.
Na foto: Pedro Mesquita de Sousa, fundador do MS Group junto ao MS Collection Mosteiro de Arouca (©MS Group)