Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel recebe “Prémio Reabilitação” nos “Óscares do Imobiliário”
O Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel recebeu o “Prémio Reabilitação” no âmbito do Prémio Nacional do Imobiliário 2023, também conhecido como “Óscares do Imobiliário”, que destacou o projeto de requalificação do Claustro do Rachadouro do Mosteiro de Alcobaça e que deu lugar àquela unidade hoteleira de cinco estrelas do Grupo Visabeira.
O júri, que integrou especialistas, técnica e profissionalmente representativos no setor e responsáveis da publicação, renderam-se ao trabalho efetuado no Montebelo Mosteiro de Alcobaça Historic Hotel, edificado no Claustro do Rachadouro, do Mosteiro de Alcobaça, datado do século XII, classificado como Monumento Nacional desde 1910 e integrante da Lista do Património Mundial da Unesco desde dezembro de 1989.
Esta, que é a sétima unidade hoteleira da Montebelo Hotels & Resorts, tem assinatura do arquiteto Eduardo Souto Moura e foi inaugurada em novembro de 2022, num investimento de 24,5 milhões de euros por parte do Grupo Visabeira.
O conceito de Eduardo Souto Moura para ressuscitar o edifício foi inspirado no minimalismo e desapego da vida conventual, limpando o mesmo das inúmeras intervenções mais recentes e recuperando o espírito que marcou o imóvel ao longo dos séculos.
Desta simbiose, resultou um hotel dotado com 91 unidades de alojamento, distribuídas por quartos singles e duplos; quartos familiares; suites e uma master suíte e que é já uma enorme referência não só a título do turismo de lazer, como de eventos corporate.